Projeto" idoso em vulnerabilidae"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - EADCON
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS – UNITINS
CURSO SERVIÇO SOCIAL - EAD









PROJETO DE INTERVENÇÃO









AMÉRICO ANTONIO DA CUNHA - 48840
ROSANGELA KLEIN DALPONTE – 32451
ROSANI BERNARDON DOS SANTOS – 46302






Aratiba-RS
Julho de 2011
PROJETO DE INTERVENÇÃOTrabalho apresentado ao Curso de Serviço Social - da UNITINS, na disciplina de Estágio Supervisionado III. Supervisora de Campo: Elisabeth de Fátima Lima CRESS:4252/10R; Supervisora Acadêmica: Rosangela Mara Cromianski CRESS:3878/12R e 8990/10R . 2º Semestre.









AMÉRICO ANTONIO DA CUNHA - 48840
ROSANGELA KLEIN DALPONTE – 32451
ROSANI BERNARDON DOS SANTOS – 46302Aratiba-RS
Julho de 2011
APRESENTAÇÃO


O Estágio Supervisionado em Serviço Social é uma exigência curricular do curso de Serviço Social da UNITINS – Fundação Universidade do Tocantins, da disciplina de Estágio Supervisionado III, como parte fundamental da formação do profissional da área e tem como objetivo capacitar o acadêmico para o exercício profissional, no qual faz-se uso darelação teórico-prática, que conforme Buriola (2005), o estágio
“Ë o lócus apropriado onde o aluno estagiário treina o seu papel profissional, devendo caracterizar-se, portanto, numa dimensão de ensino-aprendizagem, operacional, dinâmica, criativa, que proporcione oportunidades educativas que levem à reflexão dos modos da ação profissional e de sua intencionalidade [...]”.

Oprocesso de ensino/aprendizagem deve articular o apreendido na teoria do curso com a realidade do campo de estágio, constituindo assim, momentos fundamentais para a formação acadêmica, que constitui-se a partir da inserção do aluno na instituição, onde o mesmo encontra os enfrentamentos sociais da realidade.
O estágio supervisionado do curso de Serviço Social está sendo desenvolvido na AssociaçãoComunitária Hospitalar de Aratiba – ACHA, uma unidade de saúde sem fins lucrativos, que busca atender a todos com igualdade.
Durante o estágio, observamos um problema de reincidência de internação de idosos, os quais buscam atendimento com problemas de saúde que são causados, em sua maioria, por problemas afetivos com seus familiares, pois no hospital encontram atenção e carinho por parte dosfuncionários, o que faz com que busquem atendimento com freqüência.
Este projeto buscará a reflexão tanto do idoso quanto de seus familiares, sobre seus direitos e deveres, promovendo um debate com profissionais capacitados e o momento de discussão entre a família, o que muitas vezes não ocorre no seio familiar devido a sua própria dinâmica de vida.








JUSTIFICATIVA

OIdoso é uma demanda que mais utiliza os serviços de saúde, as internações são mais freqüentes e o tempo de ocupação do leito é maior do que o de outras faixas etárias. Normalmente as doenças dos idosos são recorrentes e múltiplas, duram por muitos anos e exigem acompanhamento médico e de equipes multidisciplinares permanentes. Em geral, a maioria dos casos de dependência desta população está ligadaa condições de carência afetiva e abandono familiar, o que poderia ser solucionado fora das instituições hospitalares. Essa realidade nos leva a trabalhar na evolução deste quadro e ajudar a sanar as carências destes idosos, melhorando sua qualidade de vida e convivência social.
O Estatuto do Idoso – Lei nº 10.741/2003, dentre as políticas de saúde do idoso, veio deliberar adiretriz norteadora para a promoção, prevenção e recuperação da saúde da pessoa idosa. Por ser um aspecto de grande importância no que diz respeito à melhoria da qualidade de vida, o Estatuto do Idoso, veio fazer valer o direito do cidadão com mais de 60 anos.
O significado de família dentro da Política Nacional de Assistência Social reafirma que as ações voltadas ao idoso devem ter o foco...
tracking img