Analgesico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
- Analgésicos Não-Narcóticos
- Analgésicos Narcóticos
- Antiinflamatórios
- Quando usar os analgésicos
- Interações dos analgésicos com outras drogas
- Toxicidade do paracetamol
- Toxicidade da dipirona
- Efeitos colaterais dos Opióides/Opiáceos
- Efeitos colaterais dos antiinflamatórios não-esteroidais
- Referências Bibliográficas
Introdução
A dor é definida como uma experiênciasensorial e emocional desagradável, associada a lesão aos tecidos orgânicos confirmada ou potencial. Como a dor é uma queixa subjetiva, não há uma maneira definitiva de se diferenciar a dor resultante da lesão da dor na ausência de lesão. Todas as pessoas vivenciam a dor em algum momento de duas vidas, seja uma dor de dente, dor de cabeça, infecções, lesão durante a prática de esporte ou apóscirurgias. A dor é um mecanismo de defesa importante, porque indica à pessoa que algo está errado. A dor pode ser tratada de várias maneiras, sendo a mais comum o uso de analgésicos.
Os analgésicos são medicamentos com função de aliviar a dor. O alívio causado por esses medicamentos pode ocorrer por meio do bloqueio dos estímulos dolorosos antes de chegarem ao cérebro ou pela interferência na forma como océrebro interpreta esses estímulos, sem levar a anestesia ou perda da consciência (desmaio). Os analgésicos compreendem diversos medicamentos diferentes, sendo divididos basicamente em dois grupos: ao analgésicos narcóticos e os não-narcóticos.
Analgésicos Não-Narcóticos
O paracetamol e a dipirona são os analgésicos não-narcóticos mais comumente empregados sem prescrição médica.
A dipironacomeçou a ser usada no combate à febre e à dor em 1922, na Alemanha. Seu mecanismo de ação não está completamente definido, mas acredita-se que ela tenha efeitos no cérebro e na medula espinhal. Parece que ela atua de maneira semelhante aos antiinflamatórios, bloqueando a produção de substâncias que lesam os tecidos e transmitem estímulos dolorosos. O paracetamol é um analgésico bastante popular porque éeficaz no alívio da dor leve a moderada e é de baixo custo. Tanto a dipirona quanto o paracetamol são encontrados associados a outros medicamentos em diversas preparações para tratamento da dor, devendo-se levar essa questão em conta para não exceder a dose diária recomendada.
Analgésicos Narcóticos
Existem dois tipos de analgésicos narcóticos: os opiáceos e os opióides (derivados dos opiáceos).Os opiáceos são compostos encontrados no ópio, que é um líquido extraído das sementes da papoula.
Os opióides são medicamentos que atuam no cérebro ligando-se a receptores de opióides. São classificados da seguinte maneira:
* Opióides endógenos: produzidos pelo próprio organismo, incluem as endorfinas e encefalinas
* Alcalóides do ópio: morfina, codeína
* Opióides semi-sintéticos:produzidos em parte de maneira artificial, como a hidroxicodona, a oximorfona e a oxicodona
* Opióides totalmente sintéticos: metadona, fentanil, tramadol
Esses medicamentos são analgésicos fortes, sendo usados no tratamento da dor crônica e intensa. Interessante notar que não existe uma dose máxima de analgésico opióide, sendo recomendado o aumento gradativo da dose até que se consiga aliviar a dor,mantendo-se efeitos colaterais toleráveis.
Existe uma grande preocupação quanto ao potencial de dependência dos opióides, porém deve-se sempre pensar nos seus benefícios para o tratamento da dor. Seu uso melhora tanto a qualidade de vida dos pacientes, que não se justifica negar esse tratamento ao paciente que tenha real indicação de seu uso.
Antiinflamatórios
Os antiinflamatórios sãomedicamentos cuja função é reduzir o grau de inflamação dos tecidos, como o próprio nome diz. Eles são classificados basicamente em dois grupos: esteroidais e não-esteroidais. Os antiinflamatórios esteroidais incluem os corticóides e seus derivados. Os não-esteroidais são representados pela maioria dos medicamentos usados com intuito de reduzir a inflamação, incluindo: aspirina, diclofenaco, naproxeno,...
tracking img