Projeto horta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO HORTOTERAPIA
MUNICÍPIO: PAU DOS FERROS RN
LOCAL: CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL CAPS






EQUIPE RESPONSÁVEL:
Drª Jesiane Maria de Sena Araújo (Psicóloga)
Cyntia Cibelle Nunes do Rêgo (Assistente Social)
Tiago Andrade Batista de Lucena (Biólogo)




Público Alvo – Destinado aos pacientes “usuários” do Centro de atenção psicossocial – CAPS do município de Pau dos Ferros,RN.

Duração: O projeto se caracteriza por ser uma atividade continuada. No entanto, o tempo de duração estabelecido para montar a horta com jardim e garantir o seu funcionamento abrange de dois a três meses.

Objetivo Geral: Propiciar aos pacientes dessa unidade de saúde uma atividade auxiliar em seu tratamento e criar uma ambiência terapêutica mais acolhedora.

Objetivos Específicos:

•Despertar o interesse dos pacientes para o cultivo de horta e conhecimento de praticas de jardinagem;
• Dar oportunidade aos pacientes de aprenderem uma forma de trabalho autônomo com o cultivo e a venda das hortaliças;
• Levar a conscientização da importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo através da agricultura orgânica e da agroecologia;
• Degustação do alimentosemeado, cultivado e colhido;
• Criar, na unidade, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis e satisfeitos;
• Estimular os pacientes (produtores) a venderem os “orgânicos” na feira livre da cidade, montando uma barraca exclusiva do CAPS;
• Inserir no contexto social da feira os pacientes à vida urbana diária;
• Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente éfundamental para o equilíbrio mental.






Justificativa:


Utilizar a hortoterapia como instrumento de cura: maximizando as funções sociais, cognitivas, físicas e psicológicas, melhorando a qualidade de vida dos pacientes. A técnica combina cultura de plantas com jardinagem e é considerada eficaz como coadjuvante das terapias convencionais.
Esses cuidados com o espaço externodesenvolvido pelos pacientes psiquiátricos (arar, preparar os canteiros, semear e regar) melhoram a saúde física e mental dos doentes. O contrario, ou seja, se manter inativo, piora a recuperação dos mesmos.
A hortoterapia é uma alternativa útil que faz do paciente um protagonista do próprio restabelecimento. Dependendo do encaminhamento dado pelo profissional, podem-se abordar diferentes vivênciasna interação com as plantas e favorecer a reciprocidade com o paciente. No livro O jardim que cura, a especialista Cristina Borghi afirma: “Muitas vezes o profissional tem dificuldade em aproximar-se porque o doente está inserido numa realidade de desafeto, delírios e alucinações”. Alem disso “a capacidade de interagir é fundamental para as pessoas que sofrem com depressão, ansiedade, autismo edemência. A terapia também atenua sintomas como pouca resistência ao estresse, falta de auto-estima e vitimismo”, completa.
A ação investida com o paciente o mantém ocupado, distraindo-o, dando-lhe segurança, e é uma forma de aprendizado como trabalho. Favorece a concentração, sendo também um satisfatório processo criativo. Outro elemento de ligação entre o paciente e as plantas éestabelecido a partir da resposta emotiva que uma paisagem ou uma flor suscitam.
Segundo Cristina, observando a natureza, aprendemos a conhecer e a enfrentar a vida. Amadurecemos e crescemos adquirindo uma compreensão das coisas indispensáveis para superar os desafios do cotidiano. “um jardim representa o vínculo concreto em admirá-lo, aumenta o sentido de controle da doença e estimula a vontade deviver e lutar, mesmo que a qualidade de vida esteja objetivamente ruim.”




A médica especialista lembra que os cuidados com uma horta-jardim diminuem o estresse porque permite uma pausa que coloca a mente em estado meditativo. “O encanto da beleza age diminuindo os sentimentos negativos, acalma, leva ao otimismo, à esperança e promove a confiança na cura: um jardim corresponde ao arquétipo...
tracking img