Projeto higiene bucal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA CENTRO DE ESTUDOS TÉCNICOS DE ENFERMAGEM CRIANDO TALENTOS.
ANTONINA DIAS DOS SANTOS ARAÚJO
CILEIA FIALHO DE SOUZA
EDSON BATISTA DA SILVA
ERICA NUNES DE SOUZA OLIVEIRA
IARA PEREIRA DOS SANTOS
ILVAN SILVA RIBEIRO BARBOSA.
IVONETE
MAURA RODRIGUES NEVES FIALHO

PROJETO: HIGIENE BUCAL

PROFESSORA ORIENTADORA – LIVIATHAIS

PINDAÍ – BAHIA
2011.
PROJETO: HIGIENE BUCAL

Projetoapresentado a Escola Técnica de enfermagem Criando Talentos como complementação da carga horaria da disciplina Saúde coletiva I – Eixos: saúde bucal e Saúde da criança

PROFESSORA ORIENTADORA – LIVIATHAIS

PINDAÍ-BAHIA
2011
1- JUSTIFICATIVA

Este projeto visa divulgar a necessidade de uma boa higiene bucal, métodos de prevenção de doenças nos dentes, métodos de prevenção de doenças nagengiva, função dos dentes, influência dos alimentos para a saúde bucal, junto às crianças da área rural. servirá de conscientização para os educandos e educadores através de teoria fundamentada na prática, voltada especificamente para a higiene bucal. As informações transmitidas e as ações executadas pelos envolvidos neste projeto servirão para minimizar ou sanar as possíveis enfermidades que podemcomprometer não só a saúde física como a bucal, como: a banguelice, as feridas, as cáries, o mau hálito não só na escola, bem como no contexto familiar.

A escola sendo uma instituição de ensino e quando aplicado as técnicas e os recursos adequados podem alcançar resultados positivos e agradáveis visando sempre à melhoria na qualidade do ensino e de vida e bem estar das famílias.

2- OBJETIVOS2.1 GERAL: Incentivar os educandos a pratica da higiene bucal no seu dia a dia, estimulando-lhes o interesse em manter a dentição e a boca saudáveis.

2.2 ESPECIFICOS:

• Reconhecer a importância da escovação dos dentes, para prevenir as cáries;
• Entender a necessidade de se ter bons hábitos de higiene bucal;
• Reconhecer quais são os amigos e inimigos dos dentes;
• Demonstrar asmaneiras corretas de escovar os dentes;
• Conhecer os nomes dos dentes e suas funções; ( incisivos, caninos, pré-molares e molares).
• Compreender a importância de escovar os dentes depois de cada refeição e depois de comer doces;
• Reconhecer que a saúde começa pela boca e que para ter um sorriso bonito é preciso cuidar dos nossos dentes;

3- - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Há muitos anos a higiene bucaljá era praticada como parte de atos religiosos e outras modas de tradição e cultura. Durante os vários séculos que se passaram, ela começou a ser observada como recurso que beneficiava a estética dentária e um sorriso agradável.
Nas últimas décadas, o processo de higiene passou de preocupações quanto à beleza de um sorriso, para o cuidado quanto à saúde do mesmo. O tratamento periodontal modernoentrou em vigor com os avanços para o controle de doenças bucais e suas avaliações. Cariologistas ficaram disponíveis para pesquisa no avanço de melhores métodos de controle de placa, já que a mesma é um dos fatores responsáveis para o aparecimento de lesões cariosas.
Ao mesmo tempo em que a ciência avançava com seus métodos profiláticos, o uso dos dispositivos de higiene bucal nas populaçõesocidentais foi estimulado através de poderosas propagandas comerciais que visavam o "intimo" do combate a cárie.
Estudos formulados no período da segunda guerra mundial e pós-guerra na área epidemiológica indicaram que a doença cárie é primeiramente o resultado do alto consumo de carboidratos fermentáveis, ou seja, açucares que através da alta ingestão desse composto nos produtos, resultava ematividade cariosa .
Os resíduos contendo carboidratos na superfície do dente servem de alimentos as bactérias do trato oral e induzem modificações qualitativas na placa bacteriana e a maneira mais eficaz de eliminar esse perigo é através da remoção dessa placa e de educação dietética do paciente. A escovação dentária foi por muito tempo um dos componentes básicos dos programas e projetos da...
tracking img