Higiene bucal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTO - SEMED

CRECHE MUNICIIPAL MARILENE PEREIRA DE SOUZA

PROJETO:

A HIGIENE BUCAL QUE FUNCIONA

Cerejeiras-RO

Dezembro/2009

IDENTIFICAÇÃO

1- Instituição

Escola Creche Municipal Marilene Pereira de Souza.

1. Tema do projeto

A higiene bucal que funciona.

1.2 Público alvo

Crianças de 02 e 03 anos de idade da crecheMarilene Pereira de Souza

1.3 Nome do professor coordenador do projeto

Lenilsa Serafim de Sá de Azevedo.

1.4 Período de duração do projeto

Abril/dezembro de 2009

1.5 Finalidade

Ensinar hábitos de higiene bucal para as crianças incentivando-as a praticar uma escovação correta, e através da escola conscientizar os pais a cuidar melhor da saúde bucal dosseus filhos fixando a importância da escovação dentária após as refeições e antes de dormir, visando uma dentição saudável.

1. – Apresentação

O presente projeto implantado na Creche Municipal Marilene Pereira de Souza apresenta uma proposta enriquecedora e planejada, objetivando a conscientização dos hábitos de higiene bucal já no início da vida escolar das crianças buscando com issouma interação entre saúde e bons hábitos e que através dos mesmos estas práticas possam chegar até seus lares.

Neste aspecto, a presença do educador com uma nova visão se torna imprescindível e fundamental, pois é preciso que o “saber” seja extensivo a todos facilitando aos alunos o conhecimento cientifico a respeito do próprio corpo, sobre as condições de vida da população e sobresua importância de colocar em pratica certos hábitos que contribuirão decisivamente no cuidado com a boca, certamente a criação e a manutenção de bons hábitos bucais cooperam para atingir o resultado esperado, incluindo uma correta higienização e uma dieta adequada.

Assim, no nosso entendimento, educar para higiene bucal, há de ser uma prática participativa de modo que as orientaçõespara os alunos sejam coerentes com a linguagem do próprio corpo, cabe salientar a importância do questionamento inicial para despertar o desejo da criança em buscar novos conhecimentos.

Considerando que a educação esta ligada indissociavelmente à questão da cidadania e esta por sua vez vincula-se intimamente a idéia de participação, este projeto visa criar oportunidade de aprendizagensqualitativas na área de educação e saúde através de atividades educacionais e preventivas com as crianças de 02 e 03 anos de idade na Creche Municipal Marilene Pereira de Souza.

2. - Justificativa

A cavidade bucal é um local muito importante de nosso organismo, pois desempenha inúmeras funções vitais para o corpo humano. Dentre essas, destacam-se: a mastigação dos alimentos, arespiração e a fala.

Na boca, vivem muitos microorganismos que se alimentam dos restos de comida que ficam entre os dentes. Ao se alimentarem de açúcar, alguns desses produzem um ácido que corrói os mesmos e causam a cárie dentária, com o tempo aumentando e atingindo a parte que contêm nervos e provoca dor, além disso podendo penetrar no sangue e causar outras infecções.

Amanutenção de uma boa saúde bucal não significa apenas ter dentes bonitos. Toda a boca necessita de cuidados específicos para manter-se saudável; incluindo os dentes, gengivas, ossos da face e outras estruturas de suporte.

Assim, a higiene bucal é considerada a melhor forma de prevenção de cáries, gengivite, periodontite e outros problemas na boca, além de ajudar a prevenir o mau-hálito(halitose). A escovação dental apresenta-se como uma atividade complexa que não só precisa eliminar restos alimentícios, mas também desagregar ou alterar essa estrutura biológica e ativa.

Sabemos também que não cuidar da higiene bucal afeta a saúde de todo o restante do organismo. A falta de cuidado afeta a sensação de bem estar, a auto-estima, tendo sido associado também a problemas do...
tracking img