Projeto floram

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5868 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto Floram e desenvolvimento sustentável

EM NOVEMBRO DE 1988, foi realizada em Hamburgo uma importante conferência sobre o tema Clima e Desenvolvimento. Na oportunidade, o professor Wilfred Bach lançou um desafio aos representantes do Brasil no evento no sentido de promover um projeto de florestamento numa ordem de magnitude inédita, aproveitando o amplo dimensionamento territorial dopaís e suas condições climáticas muito favoráveis para a execução do projeto. O desafio foi levado ao Instituto de Estudos Avançados da USP, onde se configuro a oportunidade de delinear uma missão interdisciplinar e interinstitucional visando a integrar talentos e capacitações disponíveis em instituições diversas, numa rede estruturada ao redor de um Projeto do IEA-USP.
Iniciativa dinamizadora quevisava transformar um setor diferenciado da Universidade num território de encontro de atores procedentes de diversos setores ativos da sociedade, para debater livremente suas propostas e contribuir para um grande programa de florestamento e reflorestamento. Neste espírito e ao redor de um núcleo inicial do qual formavam parte os autores do presente resumo, o professor Jacques Marcovitch, entãodiretor do IEA, arregimentou diversos especialistas na atividade florestal e nos seus aspectos ecológicos para elaborar o Projeto Floram, o maior projeto de reflorestamento já concebido no Brasil, com aproximadamente 14 milhões de hectares a serem reflorestados no prazo de 20 a 30 anos, na condição de se obter parceiros em outros países identificados com os objetivos do Floram.

Objetivos doprojeto Floram
O Projeto Floram visa a deslanchar um processo de florestamento e reflorestamento de grandes dimensões para seqüestrar parte do excesso de gás carbônico (115 bilhões de toneladas) introduzido na atmosfera pelas diversas fases da revolução industrial e por queimadas de grandes dimensões para implantação de agroecossistemas. Uma estratégia para seqüestrar os materiais acumulados naatmosfera terrestre, que está ameaçando toda a humanidade devido à progressão do efeito estufa. Em uma listagem sintética, a plataforma do projeto Floram persegue os seguintes objetivos e diretrizes:
• Diminuir o nível de porcentagem de CO2 na atmosfera para retardar as mudanças climáticas provocadas pelo efeito estufa e obter, ao mesmo tempo, economicidade industrial e social.
• Implantar florestas em14 milhões de hectares no Brasil, como pontade-lança indutora de florestamentos paralelos, em escala global, totalizando 400 milhões de hectares de florestas através do uso de espécies de crescimento rápido.
No projeto Floram, os objetivos convencionais dos programas de reflorestamento (produção de fibras, madeira, lenha, carvão vegetal, entre outros) são apenas estratégias para sustentar seusfundamentos mais elevados de compasso de espera para a eliminação dos processos excretores de carbono e induzir uma multiplicidade de projetos similares ampliando a sua escala inicial de tal modo que se possa adiar os impactos do efeito estufa por tempo razoável, até que se completem os estudos em andamento dirigidos para a substituição dos combustíveis fósseis. Acredita-se que um dia a soluçãodefinitiva tenderá para a adoção
de hidrogênio e da energia elétrica como fontes energéticas retiradas da energia solar mediante células fotovoltáicas e outras tecnologias, como a convergência de energia por espelhos móveis.

Delineamento inicial e evolução do projeto
A distribuição das plantas e dos animais no espaço e no tempo resulta de uma série de fatores ecológicos de caráter físico,químico e biológico que, conjuntamente ou em separado, provocam processos evolutivos complexos e demorados nas diversas formas de vida. Nas áreas tropicais, as condições de solaridade, umidade e temperatura, favoreceram a elaboração de um alto nível de biodiversidade (Amazonas, Brasil Tropical, Mata Atlântica, Congo e Ásia do SE). Nestas regiões – como é sabido – a biodiversidade constitui uma...
tracking img