Projeto Educacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4202 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
DANIELA NOGUEIRA DIAS
LUAN VITOR MACEDO SANTOS
MAYARA QUEIROZ MORASSI
MILENA EZSIAS
NATÁLIA ALVES SILVA




ELABORAÇÃO DE UMA AULA DE LABORATÓRIO INVESTIGATIVO DE GRAU IV PARA QUE O ALUNO DETERMINE A MASSA ESPECÍFICA DE UM SÓLIDO UTILIZANDO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA A ARGUMENTAÇÃO










São Bernardo do Campo
2014
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA4
3 JUSTIFICATIVA 5
4 OBJETIVO 6
4.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6
5 HIPÓTESES 7
6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 8
7 METODOLOGIA 13
7.1 PROPOSTA DO PROBLEMA EXPERIMENTAL 13
7.2 RESOLUÇÃO DO PROBLEMA EXPERIMENTAL 14
7.3 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS EXPERIMENTAIS 14
7.4 PROCURA DE UMA EXPLICAÇÃO CAUSAL 14
7.5 ESCRITA INDIVIDUAL DO RELATÓRIO 14
7.6 CRONOGRAMA DAAULA EXPERIMENTAL 15
8 CRONOGRAMA 16
REFERÊNCIAS 17


1 INTRODUÇÃO

A estrutura do ensino apresenta um rigoroso cronograma que deve ser comprido, para que seja ensinado ao aluno diversos conceitos em um determinado período de tempo. Com isso, quase que impossibilita o professor de desenvolver uma aula que fuja dos padrões convencionais.
As aulas são preestabelecidas para que oconteúdo seja passado pelo professor, este que tem o papel fundamental de transmissor do conhecimento e o aluno absorva toda a informação fornecida sem questionar se realmente tudo é verídico ou se existem outras formas de ver ou comprovar aquela afirmação.
Alguns professores têm medo de perderem esse papel ao conceder oportunidade aos seus alunos de fazerem indagações, pois poderia surgir uma perguntaque eles não saibam responder. Tendo como reflexo, alunos que não possuem o senso argumentativo, ou seja, não sabem questionar, pensar no porque das coisas serem como são.
Uma aula bem aproveitada, não é aquela em que os alunos copiam textos e mais textos da lousa e sim quando houve interação da sala com o professor, ocorrendo o compartilhamento de informações com perguntas e respostas.
Pensandonisso, esse projeto elaborou uma aula no qual os alunos tenham que aprender a usar como ferramenta pedagógica a argumentação. O conteúdo dessa aula é sobre massa específica, já que a maioria dos alunos da 1° serie do Ensino Médio não sabem qual é seu real significado, pois a confundem com densidade.
E para provar a diferença desses dois conceitos, é utilizado um experimento, fazendo com que oalunos aprendam a buscar por suas próprias respostas elaborando ao final uma conclusão. Com isso, espera se que o estudante adquira o senso argumentativo, no qual é fundamental para uma boa aprendizagem.
Este projeto tem por intuito apresentar uma metodologia a ser aplicada em uma aula de grau IV para estudantes da 1ª série do Ensino Médio, a fim de garantir o conhecimento e desenvolvimentointelectual dos alunos, a partir de uma aula de laboratório investigativo e dados já adquiridos anteriormente sobre a definição e determinação da massa específica de um sólido.
2 DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA

Como determinar a massa específica de um sólido?
Ao abordar o tema massa específica, confunde-se muito, principalmente porque as fórmulas de densidade e massa específica são semelhantes. Estasdiferem justamente pelo fato de a densidade ser adimensional enquanto que a massa específica possui uma determinada unidade.
A massa específica é calculada á partir de dados obtidos através de um experimento com uma substância.
Experimentalmente, é simples encontrar a massa específica de uma substância. Basta calcular a diferença de volume obtida quando esta estiver imersa em um líquido. Muitosentendem que, o valor numérico da massa específica é como se determinasse o peso da substância. Porém isso não deve ser levado em consideração, afinal massa específica é a razão entre a massa de um corpo pelo volume que o mesmo ocupa. Se a massa específica do sólido for maior que a do líquido, a localização do sólido numa proveta será abaixo do líquido, sendo menor a massa específica, este...
tracking img