Projeto ecoloft - aplicação de tecnologias sustentáveis na engenharia civil

2413 palavras 10 páginas
1. INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, a construção civil brasileira tem passado por um crescimento sig-nificativo em termos de expansão do mercado e valorização de profissionais, no entanto, a adequação do setor ao atual cenário ambiental não acompanha o mesmo ritmo, uma vez que este segmento ainda causa impactos em todas as etapas de sua cadeia produtiva. Tendo em vista a divulgação da viabilidade de adoção de práticas mais sustentáveis na construção, o escritório Cria Arquitetura desenvolveu um projeto de casa ecológica – o Ecoloft, para exposição durante a Mostra Campinas Decor 2009.
O projeto foi executado em um espaço de aproximadamente cem metros quadrados, divididos entre a casa propriamente dita, um deck e um pátio, com vinte e cinco, dezesseis e cinquenta e um metros quadrados respectivamente. Como o espaço utilizado é reduzido, foram utilizados recursos de engenharia e arquitetura para a obtenção da máxima eficiência das áreas. Apesar da dimensão pequena, o projeto pode atender até duas pessoas. Quanto à distribuição dos cômodos, temos a união da cozinha, da sala de estar e do dormitório em um único espaço. As únicas paredes internas separam este cômodo integrado do banheiro e da lavanderia, a qual tem a entrada no deck. A porta de acesso da casa ao deck externo é do tipo elevadiça e admite uma segunda função: a de sombreamento.
Todo o projeto baseia-se na aplicação de tecnologias sustentáveis e na redução e reutilização de materiais e recursos como água e energia para a promoção de um ambiente saudável, bonito, versátil e sustentável. Pode-se, então, dividir o desenvolvimento do projeto em três etapas: escolha e aplicação de técnicas e materiais de construção e acabamento ecologicamente corretos, redução do consumo de água e energia, e utilização consciente de móveis e objetos de decoração.

2. TÉCNICAS E MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEIS 2.1. TIJOLO ECOLÓGICO
Também chamado de tijolo modular de solo-cimento, são tijolos constituídos de ter-ra,

Relacionados

  • Qualidade
    5699 palavras | 23 páginas