Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2571 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTÕES AVALIATIVAS
Questão 1
A ação dos agrotóxicos na lavoura e a falta de saneamento básico em regiões metropolitanas onde se localiza o Sistema Aquífero Guarani podem contaminar o manancial, que tem cerca de 7.500 poços que abastecem centenas de cidades.
Uma feita pelo departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) em parceria com um grupo de pesquisadores encontrou em 2amostras de água de um poço artesiano na zona leste da cidade com traços de componentes de um defensivo utilizado na cultura de cana de açúcar.
Apesar do índice encontrado estar muito abaixo do considerado perigoso para o consumo humano na Europa, ainda assim é preocupante pois existe uma possibilidade de uma contaminação ainda maior se nada for feito. Segundo os pesquisadores, uma das providências maisurgentes para evitar isso, seria evitar a aplicação de herbicidas e pesticidas em áreas de recarga do aquífero.
Outro problema levantado pelos especialistas é a construção de um grande número de casas e condomínios na cidade que prejudicam a saúde do aurífero na medida em que diminui a impermeabilidade.
A água do aurífero é de excelente qualidade em diversos locais, principalmente em áreasde afloramento e próximo a elas, onde é remota a possibilidade de enriquecimento da água em sais e em outros compostos químicos.
Outro problema que pode colocar em risco o abastecimento de água no médio prazo é a extração exagerada de água do manancial subterrâneo, que se mantida nos níveis atuais, o uso de água do aurífero pode se tornar inviável nos próximos 50 anos na cidade.
Segundotécnicos o fato do nível ter baixado não preocupa pois a medida que se faz uma gestão mais controlada, diminuindo o número de poços, acaba se conseguindo o equilíbrio.
Existe um esforço conjunto dos países onde está localizado o aquífero no sentido de se implementar uma rede de monitoramento permanente, um sistema de informações e elaborar o planejamento estratégico de ações para ampliar os conhecimentossobre o sistema.

Questão 2
Todo a sociedade, pessoas e empresas tem que participar deste esforço conjunto no sentido no sentido de salvar o nosso planeta. Com práticas sustentáveis permitindo que os recursos naturais se renovem ou que durem por muitas e muitas gerações. Dando a possibilidade de nossa espécie viver por mais tempo e garantir que haverá esperança de que um dia poderemos evoluirpara alcançar outros planetas em busca de mais recursos.
A degradação ambiental é um problema mundial que tem atraído a atenção de toda sociedade, porque a crise ambiental tem se tornado uma maldição para a humanidade. É muito fácil destruir recursos naturais, mas extremamente difícil cria-los.
Grande parte dos problemas ambientais vividos atualmente são consequência de um comportamentodesequilibrado do homem, que usufrui da terra e dos recursos naturais em demasia, levando aquele espaço ou ambiente a deterioração. O avanço das tecnologias e a evolução das economias são as principais fontes da degradação ambiental, resultado do crescimento cada vez maior do consumo desequilibrado e exploração ilimitada de matéria prima, ocasionando um caos ambiental.
O ser humano sempre vem explorandoo mundo em que vive e extraindo tudo o que precisa para sobreviver. Mas nos últimos séculos ele vem retirando muito mais do que precisa, ou seja, desperdiçando.
Além do consumo exagerado o ser humano vem jogando no planeta os mais diversos tipos de veneno e de resíduos perigosos frutos de suas atividades econômicas, ou seja poluindo o planeta.
O planeta começou a dar recados cada vez mais óbviosde que não suportaria esse ritmo de consumo e de degradação dos recursos naturais por muito mais tempo. Cataclismas de toda ordem começaram a acontecer ao redor do mundo e sinais evidentes de desgaste e de alterações climáticas perigosas acenderam as luzes vermelhas de alerta de que a loucura consumista tem de ser reduzido sob pena destruir o frágil equilíbrio do planeta.
Algumas das medidas...
tracking img