Projeto dislexia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1110 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PIAGET: Foi o precursor da revolução cognitiva dos anos 50, tinha uma visão organísmica das crianças e via o desenvolvimento como produto dos esforços delas para compreender e atuar no mundo.Para Piaget o desenvolvimento ocorre através de 3 princípos que se interrelacionam: organização, adaptação e equilibração.Os estágios do desenvolvimento de Piaget são 4: sensório- motor,pré-operatório,operações concretas e operações formais.
VYGOTSKY: Todo conhecimento é construído socialmente, no âmbito das relações sociais. É o criador do socioconstrutivismo ou sociointeracionismo. Para ele, 4 perspectivas se interelacionam para a compreensão do desenvolvimento humano: desenvolvimento ontogenético, microgenético, filogenético e sócio-histórico.
A criança nasce com funções mentais elementares, seuambiente a fornece ferramentas de adaptação intelectual, para que ela desenvolva as funções psicológicas superiores.
Ele desenvolveu o conceito de mediação, feita por 2 elementos: os instrumentos e os signos.
A criança, com o tempo, passa a utilizar os próprios signos internos, que são a representação do mundo externo.Criou o conceito de "zona proximal de desenvolvimento", que é a distância entre oque a crinaça já domina e o que ela pode fazer com auxílio de um mediador.
IMPORTANTE:Ambos são construtivistas, atentos a natureza social do homem, mas o fator cultural é básico para Vygoysky e pouco enfatizado por Piaget.
Para Vygotsky o aprendizado gera o desenvolvimento mental.
Para Piaget é o desenvolvimento mental que torna possível o aprendizado.
WALLON: Admite o organismo comocondição primeira do pensamento, pois toda função psíquica requer um equipamento orgânico.Entende o homem como ser biológico e social, espírito e matéria, orgânico e psíquico.Para ele não há linearidade no desenvolvimento. A passagem de um estado para outro requer adaptação e reformulação, o que pode ocasionar crises de origem endógena - pelos efeitos da maturação nervosa e exógena - pelo desencontro entrea ação e o ambiente. Porém estes conflitos são dinamogênicos.
Wallon fala em 5 estágios: emocional, sensório motor e projetivo, personalismo, categorial e adolescência.
As funções evoluídas não suprimem as antigas, mas  as controlam, e as antigas podem as vezes se manifestar, isto chama-se integração funcional.
Cada estágio possui uma característica predominante que se chama predominânciafuncional, e há a alternância funcional - cada fase tem sua atividade preponderante.
JEAN PIAGET (1896-1980) foi um dos investigadores mais influentes do séc. 20 na área da psicologia do desenvolvimento. Piaget acreditava que o que distingue o ser humano dos outros animais é a sua capacidade de ter um pensamento simbólico e abstracto.
· Piaget acreditava que a maturação biológica estabelece aspré-condições para o desenvolvimento cognitivo. As mudanças mais significativas são mudanças qualitativas (em género) e não qualitativas (em quantidade).
· Existem 2 aspectos principais nesta teoria:
1. O processo de conhecer e
2. Os estádios/ etapas pelos quais nós passamos à medida que adquirimos essa habilidade.
O comportamento é controlado através de organizações mentais denominadas “esquemas”,que o indivíduo utiliza para representar o mundo e para designar as acções.
· Essa adaptação é guiada por uma orientação biológica para obter o balanço entre esses esquemas e o ambiente em que está. (equilibração). Assim, estabelecer um desiquilíbrio é a motivação primária para alterar as estruturas mentais do indivíduo.
· Piaget descreveu 2 processos utilizados pelo sujeito na sua tentativa deadaptação:
• assimilação e acomodação. 
A perspectiva de Piaget é frequentemente comparada com a de Lev Vygotsky (1896-1934), que olhou mais para a interacção social como fonte primária da cognição e do comportamento
Teoria de Piaget sobre o Desenvolvimento Cognitivo
Conceitos-chave
• Organização e adaptação

– Organização: à medida que aumenta a maturação da criança, elas...
tracking img