projeto didatico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA – CCSST

ENDREW WINSLLOU DE SOUSA SÁ
JAMILLES REGO SANTOS
MARIA JOSE DAS CHAGAS SILVA








VALORES HUMANOS NA ESCOLA:
respeito e convivência na sala de aula







Imperatriz
2014
ENDREW WINSLLOU DE SOUSA SÁ
JAMILLES REGO SANTOS
MARIA JOSE DAS CHAGAS SILVAVALORES HUMANOS NA ESCOLA:
respeito e convivência na sala de aula
Trabalho apresentado à disciplina de Projeto Educativo II do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão para obtenção de parte da 3º nota. 
Orientadora: Profª. Janeth Carvalho da Silva Cardoso





Imperatriz
2014
1 Identificação
1.1 Escola: Escola Municipal Madalena de Canossa
1.2 Localização: AvenidaTapajós, S/N, Parque Santa Lúcia
1.3 Gestora: Neílde de Sousa Oliveira
1.4 Turmas Envolvidas: 6º ao 9º ano.
1.5 Professores: Endrew Winsllou de Sousa Sá, Jamilles Rego Santos, Maria José das Chagas Silva

2 Justificativa
O ser humano necessita conviver com os demais e, se a convivência for harmônica, com respeito à individualidade do outro, haverá valores para unificar as relações humanas.Hoje, vive-se em uma sociedade onde os valores que norteiam a conduta e a ética do ser humano foram aos poucos sendo deixados de lado, valores como respeito, responsabilidade, tolerância que de certa forma, e em situações rotineiras são esquecidos pela família, escola e sociedade gerando assim consequências lamentáveis que afetam as relações no cotidiano escolar. O comportamento indisciplinado dosalunos na sala de aula é um reflexo do desconhecimento de limites, e da falta de respeito pelo outro.
A existência da moral na sociedade, sua carga social e o processo correspondente a ética e a moral enraizados sobrepõem em cada sujeito os valores sobre os quais devemos seguir desde o nascer, no entanto, não podemos esquecer que vivemos em uma sociedade capitalista a qual impõe regras evalores que ela mesma não executa. Dessa forma, a continuação de tais conceitos é fundamental para todos os ambientes onde indivíduos habitam, inclusive na sala de aula.
Segundo Chauí (2012), visto que o ser humano tem sua base primeiramente na família e na continuidade de seu desenvolvimento na escola, busca-se por meio deste projeto trabalhar o tema valores humanos na escola: respeito econvivência na sala de aula, com o intuito de desenvolver o senso de respeito e convivência na sala de aula.
Podemos dizer que o ser humano necessita conviver com os demais e, se a convivência for harmônica, com respeito à individualidade de cada um, ter-se-á um melhor espaço de aprendizado.
Dessa forma, a necessidade de mudança de comportamento se faz necessário para a finalidade desejada ocorra deforma coletiva. Assim, o espaço da sala de aula torna-se harmônico e o processo de aprendizagem ocorre com maior flexibilidade e fluidez quando se trabalha o comportamento coletivo, desenvolvendo e reconstruindo nos alunos a capacidade de manifestar para o próximo os valores éticos e morais, indispensáveis para a convivência no ambiente escolar. Assim, os alunos em sala de aula precisam aprender aconviver com harmonia, respeitando o próximo, as regras estabelecidas.
É necessário a compreensão do porquê da desvalorização do desuso e da inversão de valores. Vale destacar que o papel do educador é fundamental para que a mudança e a finalidade em relação a indisciplina escolar seja evitada no convívio escolar. Dessa forma a motivação para trabalhar esse tema se deu a partir da observação emcampo do comportamento dos alunos em uma escola da rede pública municipal, por meio da observação além do diagnóstico realizado percebeu-se a necessidade de desenvolver ações buscando a mudança do comportamento e a definição de limites.

3 Objetivos
3.1. Objetivo Geral
Promover o resgate de valores essenciais para a boa convivência como o respeito pelo ambiente escolar e pelo outro adotando...
tracking img