Projeto de a diversidade do profissional enfermeiro na assistência ao paciente diabético

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O profissional enfermeiro tem a oportunidade de atuar em diversas áreas dentro da saúde, realizando a arte de sua profissão, que é o cuidar. Tem como responsabilidade, colocar em prática a sua bagagem de conhecimentos técnico-científicos na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais.
Desde osprimórdios a ação de cuidar é designada ao enfermeiro. Com o passar do tempo muitas formas de cuidados foram aperfeiçoadas e desenvolvidas tecnicamente e especificamente a cada paciente de acordo com suas necessidades. Isso graças aos grandes percursores da enfermagem, como exemplo de um deles, a patrona da enfermagem Florence Nigthgale.
Esse estudo aborda a atuação e a importância doprofissional enfermeiro na assistência ao paciente diabético. Visto que, o diabetes é um problema de saúde pública, devido a sua grande incidência de morbidade e mortalidade. Esse problema se dá por vários fatores, entre eles temos a falta de uma promoção de cuidados e acompanhamento eficaz ao paciente diabético e a falta de prevenção naqueles em que há uma predisposição de evoluir essa patologia.Conheceremos, então, a atuação e a importância do enfermeiro nessa área.

Aspectos legais do profissional enfermeiro na assistência à saúde

LEI Nº 7.498, DE 25 DE JUNHO DE 1986 (regulamentada pelo Decreto 94.406/87).
Dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem, e dá outras providências.

Art. 11. O Enfermeiro exerce todas as atividades de enfermagem, cabendo-lhe:
I - privativamente:.......
i) consulta de enfermagem;

II - como integrante da equipe de saúde:
a) participação no planejamento, execução e avaliação da programação de saúde;
b) participação na elaboração, execução e avaliação dos planos assistenciais de saúde;
c) prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde;
.......
Resolução do COFEN159/1993: A consulta de enfermagem deve ser obrigatoriamente desenvolvida na assistência de enfermagem. É uma atividade
privativa do enfermeiro que utiliza componentes do método cientifico para identificar situações de saúde/doença, prescrever e implementar medidas de Enfermagem que contribuam para promoção, prevenção, proteção da saúde, recuperação e reabilitação do indivíduo, família ecomunidade.

Resolução COFEN 272/2002: A Sistematização da Assistência de Enfermagem compõe-se de Histórico de Enfermagem (compreendendo a entrevista), exame físico, diagnóstico de Enfermagem, prescrição e implementação da assistência e evolução de enfermagem.

O enfermeiro é devidamente legalizado a executar atividades em programas de saúde. Portanto, ele tem autonomia para realizar diversas açõesna assistência ao paciente diabético, desde que, estas estejam descritas na Lei.
Contudo, além de conhecer as ações legalizadas é preciso conhecer a doença em seu conceito, manifestações clínicas, complicações e tratamento.

Diabetes Melito
É uma disfunção endócrina que está relacionada com um grupo de distúrbios caracterizado pela elevação da taxa de glicose no sangue(hiperglicemia). Quando ocorre o diabetes, o organismo perde a capacidade de produzir insulina em quantidade adequada para manter a taxa de glicose normal no sangue.
A insulina é secretada pelas células beta, as quais constituem um dos quatro tipos de células nas ilhotas de Langerhans no pâncreas. A insulina é um hormônio anabólico ou de armazenamento. Quando uma pessoa ingere uma refeição, a secreção deinsulina aumenta e movimenta a glicose do sangue para o músculo, fígado e células adiposas.
O diabetes melito pode ser classificado em:
• DM tipo 1: caracteriza-se pela destruição das células betas. Na maioria dos casos, envolve crianças e adultos jovens, embora seja de desenvolvimento fácil em qualquer idade. Os pacientes são magros, a evolução é rápida, com desenvolvimento fácil de Cetose...
tracking img