PROJETO DE UM TREM DE POUSO DO TIPO “WITTMAN” EM LÂMINA DE MATERIAL COMPOSTO

2605 palavras 11 páginas
1. OBJETIVO
Do início do século XX até hoje, muitos materiais e métodos de construção têm sido utilizados na aviação. Em 1906, SANTOS DUMONT fez seu primeiro vôo no 14-BIS totalmente construído em madeira, tecidos de algodão e seda. Em meados da década de 20, as estruturas metálicas começaram a substituir a madeira na construção das estruturas primárias das aeronaves. Somente no final da década de 30 é que o alumínio começou a ser utilizado consideravelmente (HADCOCK 1983). A partir daí, iniciou-se a aplicação de várias ligas nessas estruturas devido ao problema da corrosão. Dentre as principais ligas pioneiras nesta aplicação, podemos citar o aço inoxidável, que foi logo abandonado pelo seu alto peso, e o titânio, o qual é utilizado até hoje, mas com custo muito elevado.
Somente no final da década de sessenta é que os materiais compostos começaram a ser utilizado na fabricação de peças aeronáuticas. A principal causa para isso foi o impulsionamento de pesquisas de materiais mais leves e resistentes para incorporarem os novos caças da Força Aérea Americana. Com o implemento de pesquisas nesta área, foi possível a utilização deste tipo de material na construção de asas completas e partes de caças como o F-15, F-16 e F-18. Na década de 80, os franceses produziram as primeiras peças de material composto seriadas para o MIRAGE 2000. A Figura 1.1 ilustra os materiais utilizados na construção aeronáutica no século XX .

Figura 1.1 – Evolução e aplicação de materiais (LUCATO 1991, p,1-3).

Em 1976, a Força Aérea Americana financiou um estudo para descobrir quais os benefícios da utilização deste tipo de material para fabricação de caças com concepção avançada. Os resultados, segundo HADCOCK (1986) e baseado em BANNINCK (1978), mostraram haver uma redução de peso estrutural de até 35% quando comparado ao metal, uma redução de até 26% com relação ao peso máximo de decolagem e uma redução de 30% no consumo de aeronaves de pequeno porte em geral.

Relacionados

  • Airplane
    7264 palavras | 30 páginas
  • Estrutura de aernave
    6114 palavras | 25 páginas