Projeto de transportes em campinas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Carros voadores, esteiras rolantes pelas ruas, robôs limpando a casa e até tele transporte, tudo com muita diversão, esse é o jeito que uma criança descreveria uma cidade do futuro, mas, nessa difícil tarefa de descobrir o que virá a acontecer, será que as crianças são tão exageradas?
Se formos atentos e olharmos nas entrelinhas, veremos que elas pensam em uma cidade que não temcongestionamentos, que tem segurança, que é limpa, que oferece entretenimento aos seus cidadãos e que da uma boa educação à sua população. Esses termos mais “adultos” refletem exatamente os problemas e as oportunidades que, para tornar uma cidade em Cidade do Futuro, devem ser resolvidos.
No projeto que se segue, uma equipe de seis gestores de projeto, guiados por um gerente de projetos, mostra umestudo sobre duas complexas áreas de investimento dentro de Campinas, encontrando seus reais problemas e propondo metas para resolvê-los, a fim de colocar o município alguns passos mais próximo do status de Cidade do Futuro.

CAPÍTULO 1- Transporte Público
1.1. Caracterização do Problema e Justificativa
O transporte público tem o objetivo de ajudar os moradores de uma cidade, facilitando odeslocamento das pessoas com maior rapidez, eficiência e segurança, além de diminuir o trânsito, já que um ônibus, por exemplo, comporta um número maior de pessoas comparado a um carro, podendo transportar mais pessoas com uma ocupação menor de espaço. Porém a situação do transporte público em Campinas não é bem essa. Ao invés de ser uma ajuda para os campineiros, vem se tornando um problema, já quenão é eficiente e causa outras complicações.
A partir de uma pesquisa feita com 103 moradores da cidade de Campinas, avaliamos o nível do transporte público na região e descobrimos que 54% dos entrevistados, avaliam o transporte público de Campinas com nota igual ou inferior a 5.
Essa má avaliação ocorreu devido aos diversos problemas encontrados no transporte público, dentre eles estão os horáriosdesregulados, pouco tempo para o uso da integração do bilhete único, superlotação, trânsito, segurança e a precariedade das malhas de transporte.
Um dos problemas encontrados em relação ao transporte público e que se confirmou a partir da pesquisa realizada pelo grupo, foi a desorganização dos horários dos ônibus. Quando perguntamos às pessoas com que frequência os horários dos ônibus ficamdesregulados obtivemos os seguintes resultados:

[Gráfico 1]
A partir desses resultados, fizemos um estudo e descobrimos que horários dos ônibus normalmente são desregulados devido a alguns fatores, são eles: a falta de ônibus em algumas linhas, onde circulam muitas pessoas; a necessidade de pagar a tarifa do transporte dentro do próprio veículo, o que acabada gerando uma grande fila de pessoaspara passar pelo cobrador, e, consequentemente, acaba atrasando a saída do ônibus; por fim, o trânsito, que contribui para os desajustes dos horários, principalmente em situações de grande fluxo de veículos.
O trânsito não é um problema causado pelo tamanho dos ônibus, como muitas pessoas pensam, mas sim pela ineficiência destes, pois se o transporte público tivesse qualidade, as pessoas optariampor ele ao invés do carro. No entanto, quando se tem ônibus com horários desregulados, superlotação, falta de segurança, entre outros problemas, todos aqueles que têm a possibilidade de utilizar um carro para se locomover, o farão. A partir dessa escolha lógica, temos o congestionamento, pois um carro comporta cerca de 5 pessoas, enquanto um ônibus comporta cerca de 70 pessoas ocupando um espaçomenor, ou seja, enquanto um ônibus transporta 70 pessoas ocupando 13 metros em uma rua, são necessários 14 carros (considerando que cada um transportasse 5 pessoas), o que daria, aproximadamente 54 metros na rua para locomover o mesmo número de pessoas. Todavia, há um agravante ainda maior. Normalmente, nos horários de pico de fluxo de veículos, a média de pessoas utilizando carros é de 1,5...
tracking img