Projeto de susteentabilidade com ex detentas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1990 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
O presente projeto Entre Linhas e Agulhas: Costurando Sonhos, foi idealizado para ex-detentas no setor de corte e costura através de parcerias com empresas de moda da região metropolitana de Belo Horizonte e com órgão que seja responsável pela capacitação. O projeto tem como objetivo a reintegração das ex-detentas no mercado de trabalho, pois entende-se a dificuldade de pessoas quepassaram por essa situação na reintegração na sociedade e no mercado de trabalho. Através desse projeto procuramos incentivar mais pesquisas nesta área para que maiores oportunidades sejam oferecidas a classes menos privilegiadas e que empresas possam perceber a importância de desenvolver projetos que impactam de forma positiva os ambientes que a cercam.

PALAVRAS CHAVE: ex-detentas, corte, costura,projeto, social, reintegração, mão de obra.


1. INTRODUÇÃO
O cenário atual do segmento de corte e costura no Brasil, disponibiliza uma grande quantidade de vagas e oportunidades, mas falta mão de obra especializada. A produção nas confecções poderia ser maior, mas em função da falta de especialização o número da produção é diminuído e sobram vagas disponíveis (IN 360°, 2011).

Opreconceito, a falta de apoio do Estado e da sociedade e a pouca qualificação diminuem as oportunidades de trabalho para ex-detentas. Dessa forma, a reinserção social dessas mulheres no mercado de trabalho acaba sendo dificultada. Em função disso, o incentivo a cometer novos crimes aumenta (CEJIL ET AL, 2007).

Em vista disso, ao observar a carência de mão de obra no setor de corte e costura e anecessidade de reintegrar ex-detentas no mercado de trabalho e na sociedade, a proposta do grupo é um projeto de inclusão social para quem já cumpriu pena e busca novas oportunidades de trabalho.

Para a realização do projeto será feita uma parceria com uma empresa de moda mineira que disponibilizará espaço e equipamentos e com um órgão que será responsável pela formação profissional das ex-detentas. Aempresa participante será beneficiada, pois contará com uma mão de obra mais barata e sua imagem será favorecia perante o mercado, em razão de desenvolver um trabalho sustentável-social. Além disso, também estará contribuindo de maneira positiva para o ambiente que a cerca e agindo de forma transformadora na vida de diversas mulheres que precisam ser reintegradas na sociedade.

Após analisar oscenários e ponderar as características do projeto, o grupo almeja com este estudo encontrar informações sobre a seguinte pergunta: “Como integrar ex-detentas no mercado de trabalho e suprir a falta de mão de obra especializada no setor de corte e costura?”

2. METODOLOGIA
A realização do projeto iniciou-se quando a professora da disciplina de Trabalho Interdisciplinar de Graduação passou paraa turma o tema central do trabalho que seria a realização de um projeto relacionado à Gestão Ambiental.

Após pensar em diversos temas, escolhemos aquele que mais nos sensibilizou: a reinserção das mulheres que já cumpriram pena no mercado de trabalho. Em conversas na sala de aula, descobrimos que a mão de obra no segmento de corte e costura era um dificultador, pois não há mão de obrasuficiente treinada para atuar no ramo. Dessa forma, o nosso tema estava definido: a reinserção das ex-detentas no mercado de trabalho seria no setor de corte e costura.

Inicialmente, buscaríamos parcerias específicas com empresas de moda mineira, o projeto seria realizado de acordo com a necessidade da empresa parceira, mas através de diversas tentativas, sem sucesso, de contato com diferentesempresas, percebemos que seria mais vantajoso desenvolver um projeto voltado para empresas de moda mineira, que se encaixaria no seu perfil de trabalho e posteriormente fosse “vendido” para uma organização que estivesse dentro das características desejadas, sendo assim, teríamos um portifólio maior de empresas que poderiam adquirir o nosso projeto.

Ao buscar o órgão responsável pela capacitação das...
tracking img