Projeto de reflorestamento do manguezal do rio cocó na cidade de fortaleza, na região da sabiaguaba e caça e pesca.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3703 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ATENEU
MBA EM GESTÃO AMBIENTAL
GESTÃO DE ÁREAS VERDES
PROFESSOR DR. JOSÉ WILMAR DA SILVEIRA NETO















PROJETO DE REFLORESTAMENTO DO MANGUEZAL DO RIO COCÓ NA CIDADE DE FORTALEZA, NA REGIÃO DA SABIAGUABA E CAÇA E PESCA.








ARETHA ALVES OLIVEIRA
FRANCISCO JOSÉ RODRIGUES DE MOURA
MÁRCIO LUIZ LOPES
ROBERTO CÉSAR DE MOURA SILVAFORTALEZA - CEARÁ - BRASIL
NOVEMBRO/2012

1. INTRODUÇÃO



O manguezal é um ecossistema costeiro, de transição entre os ambientes terrestre e marinho, característico de regiões tropicais e subtropicais, sujeito ao regime de marés. É constituído de espécies vegetais lenhosas típicas, além de micro e macroalgas, e apresenta condições propícias para alimentação, proteçãoe reprodução de muitas espécies animais.

Esse ecossistema representa um ambiente muito especial para o litoral de muitos países intertropicais, onde o emaranhado de raízes de mangue cria um local bastante atrativo para muitas espécies vegetais e animais habitarem. Segundo Sant’Anna e Whately (1981), os manguezais apresentam grande produtividade biológica e alto teor de matéria orgânica esão considerados muito importantes do ponto de vista ecológico por sua contribuição na cadeia alimentar costeira.
As florestas de mangue distribuem-se ao longo de 6.800 km da costa brasileira, estendendo-se do Cabo Orange, no Amapá, a Laguna, em Santa Catarina, onde tem o seu limite sul. De acordo com Lacerda & Kjerfve (1994), a área de cobertura é de 1,38 milhão de ha. Para o litoral dePernambuco, Coelho & Torres (1982) relatam que, em 1970/71, as áreas estuarinas do estado abrangiam cerca de 25.044 ha, sendo 7.672 ha aproximadamente, cobertos por água e por volta de 17.372 ha, ocupados por manguezal.
O principal uso dos manguezais é para a pesca e aproveitamento de seus produtos. A produtividade dos manguezais, ou taxa de produção, é elevada, especialmente nas latitudes maisbaixas, onde a temperatura é alta durante todo o ano, e nas áreas de monções, em que as estações são bem marcadas pela regularidade do padrão de precipitação. A vida do pescador também se regula pelas marés, pela lua e pelas chuvas, num ritmo que corresponde ao comportamento dos animais e à vida e aos ciclos sazonais das plantas e animais (Vannucci, 1999).
Devido à grande densidade populacional nolitoral brasileiro e seu alto grau de industrialização, os impactos antrópicos sobre os manguezais são intensos e diversificados. Os principais impactos são o desmatamento para projetos industriais, urbanísticos e turísticos e a contaminação dos mangues e seus produtos por substâncias químicas. Outro importante impacto é a deposição de resíduos sólidos urbanos (Braga et al, 1989; Lacerda, 1999).Segundo Primack e Rodrigues (2001), um ambiente bem conservado tem grande valor econômico, estético e social. Mantê-lo significa preservar todos os seus componentes em boas condições: ecossistemas, comunidades e espécies. O aspecto mais sério do perigo ambiental é a extinção de espécies. As comunidades podem ser degradadas e confinadas a um espaço limitado, mas na medida em que as espéciesoriginais
Esta área por ser uma Unidade de Conservação, possui diversas restrições de uso onde diversas atividades são proibidas, dependendo dos impactos que possam causar na dinâmica ambiental local e no desenvolvimento sustentável.


2. JUSTIFICATIVA

Vivemos atualmente cercados por problemas ambientais, no que diz respeito ao uso, ocupação e conservação dos recursos naturais. Desde muitotempo o homem vem utilizando a natureza de forma predatória, destruindo e degradando-a, ocasionando a extinção da fauna e da flora, causada pela poluição e por diversos outras formas de degradação.
A sociedade quanto mais se desenvolve mais transforma o meio geográfico, se tornando necessário à preocupação de preservar esses ecossistemas, desenvolvendo ações para sua recuperação em ação...
tracking img