Projeto de pesquisas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (518 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Carlos Henrique Carvalho Silva – graduado em Filosofia pela UECE (Universidade Estadual do Ceará) em 2003 e mestre em Filosofia Contemporânea pela UEC (Universidade Federal do Ceará) em2008.Peregrinonet.blogspot.com/.../uma critica-ao-sistemaeducacional.h....
CRÍTICA AO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO


Em se tratando de sistema educacional brasileiro, afirmamos coerentemente que oprincípio que rege sua concepção metodológica está fundado na pedagogia tradicional, o que por extensão, implica na centralização do professor como um instrumento de regência e “construção” de conhecimento aser absolvido pelo aluno. Este se comporta como um ser passivo, tendo como mérito, ser um simples reprodutor ou repetidor das informações que lhe são repassadas.
Sem dúvida, o principal dispositivode transmissão de conhecimento do professor é a palavra, aonde através de exposição oral, ele vai interpretando à sua maneira, o conjunto de regras que regulam o ensino. Não é fácil suportar a ideia deque o aluno enquanto simples reprodutor dos mecanismos de dominação sejam forçados a está à mercê de sua realidade concreta. É inconcebível que um estudante que se encontra no (des) nível fundamentale médio aprenda que o conhecimento e os valores sociais repassados a si, seja uma verdade absoluta.
Mas o que interessa é perceber que a relação professor e aluno pode ser também entendida comoautonomia versus passividade, ou seja, o caráter do ensino do professor assume-se como uma autonomia frente a mera atitude receptiva por parte do aluno, que em momento algum concebe qualquerdiscordância acerca do que é dito em sala de aula. No entanto, o maior problema do modelo de pedagogia tradicional é justamente a visível dissociação entre teoria e prática, entre o escrever e o fazer.
Apartir do instante em que um aluno passa a ser colocada num modelo idealizado de homem, que se encontra aquém e além de sua real concreticidade, toda a prática pedagógica passa a ser falsa, dissimulada...
tracking img