Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4249 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Metodologia Científica Aplicada

Estudo de Caso
Planejamento e Métodos
Robert K. Yin
Tradução:

Daniel Grassi

Sônia Afonso Alunas: Andréia Saugo e Lia Geovana Sala
Professora:

Autor
Robert K. Yin
Robert K. Yin, Ph.D., é Presidente de uma Corporação (COSMO), que trabalha com pesquisa aplicada em empresas de ciência social que estiveram em operação desde 1980. Durante estes anos,completou centenas de projetos prosperamente para agências de governo, fundações privadas, e outros setores empresariais e de organizações conduzindo vários projetos de pesquisa ativamente, incluindo métodos de estudo de caso. É autor de numerosos livros e artigos, principalmente em Pesquisa e Aplicações de Pesquisa de estudo de caso e, em 1998 fundou o " Robert K. Yin Fund " a M.I.T. que apóiaseminários em ciências do cérebro como também outras atividades relacionadas ao avanço a estudos no Departamento de Cérebro e Ciências Cognitivas.

Sumário
1. Introdução
(definição dos temas ou problemas a serem estudados) (aspectos do controle de qualidade)

2. Projetando estudos de caso
dados

3. Conduzindo estudos de caso: preparação para a coleta de 4. Conduzindo estudos de caso: coletade evidências 5. Analisando as evidências do estudo de caso 6. Compondo o “relatório” de um estudo de caso

3 : 38

1

O estudo de caso como estratégia de pesquisa

Os estudos de caso representam a estratégia preferida quando:  se colocam questões do tipo “como” e “por que”;  o pesquisador tem pouco controle sobre os eventos; e  o foco se encontra em fenômenos contemporâneos inseridosem algum contexto da vida real. A clara necessidade pelos estudos de caso surge do desejo de se compreender fenômenos sociais complexos. Ou seja, o estudo de caso permite uma investigação para se preservar as características holísticas e significativas dos eventos da vida real.

4 : 38

Comparando estudos de caso com outras estratégias de pesquisa
Quando e por que você desejaria realizarestudos de caso sobre algum tópico? Deveria pensar em fazer um experimento no local? Um levantamento? Uma pesquisa histórica?

Essas e outras escolhas representam estratégias de pesquisa diferentes, cada uma com sua maneira de coletar e analisar provas empíricas, seguindo sua própria lógica, com suas vantagens e desvantagens.
Pode-se utilizar cada estratégia por três propósitos: exploratório,descritivo ou explanatório. Embora cada estratégia tenha suas características distintas, isso não implica que os limites entre as estratégias sejam claros e bem delimitados, podendo haver sobreposições.

5 : 38

Quando utilizar cada estratégia
Três condições que consistem: No tipo de questão de pesquisa proposto; Na extensão de controle que o pesquisador tem sobre eventos comportamentaisefetivos; e No grau de enfoque em acontecimentos históricos em oposição a acontecimentos contemporâneos.
Estratégia Experimento Levantamento Forma da questão de pesquisa Como, por que Quem, o que, onde, quantos, quanto Quem, o que, onde, quantos, quanto Como, por que Como, por que Exige controle sobre eventos comportamentais? Sim Não Focaliza acontecimentos contemporâneos? Sim Sim

Análise dearquivos
Pesquisa histórica Estudo de caso

Não
Não Não

Sim/não
Não Sim

6 : 38

A mais importante condição para se diferenciar as várias estratégias de pesquisa é identificar nela o tipo de questão que está sendo apresentada. Em geral, questões do tipo “o que” podem ser tanto exploratórias (em que se poderia utilizar qualquer uma da estratégias) ou sobre predominância de algum tipo dedado (em que se valorizaria levantamentos ou análises de registros em arquivos). Questões “como” e “por que” estimulam o uso de estudos de caso, experimentos ou pesquisas históricas.

Definir as questões da pesquisa é o passo mais importante. Paciência e tempo suficiente
A chave é compreender que as questões de uma pesquisa possuem substância – ex. “sobre o que é o meu estudo?” – e forma – ex....
tracking img