Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2106 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE PESQUISA

1 INTRODUÇÃO
A falta de interesse de alunos do ensino fundamental tem levado a diversas discussões dentro das instituições públicas e particulares, cabendo muitas vezes ao professor a total responsabilidade diante do problema.
Para compreender o comportamento humano é fundamental o conhecimento da motivação humana. Motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir dedeterminada forma isto é, tudo que da origem a alguma propensão a um comportamento especifico (CHIAVENATO 1982,p.414). A palavra motivação deriva do latim motivus, movere que significa mover. Em seu sentido original, a palavra indica o processo pelo qual o comportamento humano é estimulado, ou energizado por algum tipo de motivo ou razão. “Motivo, motor e emoção são palavras que têm a mesma raiz.”(Maximiano (2004, p. 268).
Montana(1999,p.203) diz que motivação é o processo de estimular um individuo para que tome ações que irão preencher uma necessidade ou realizar uma meta desejada. Chiavenato (1994) salienta ainda que esse impulso à ação pode ser provocado por um estímulo externo (provindo do ambiente) e pode também ser gerado internamente nos processos mentais do indivíduo.
Sabendoque a o desinteresse pode ser fruto de diversas causas paralelas, profissionais da educação e pesquisadores da área procuram solucionar este dilema, perguntas são feitas diariamente dentro e fora das salas de aula, as mais frequentes são: O que fazer para despertar o interesse do aluno para o estudo? Como atrair a atenção dos alunos sem ter de suborná-los com pontos e notas? Como ajudar o aluno adar importância ao conhecimento, não como um conhecimento estático, mas sim como algo agradável, promissor e recompensável.
As diferentes transformações têm influências potencialmente importantes também na aprendizagem do adolescente e também significativas implicações para o autoconceito do indivíduo e para a motivação (Cavenaghi &Bzuneck, 2009). A escola é a experiência organizadora central navida da maioria dos adolescentes. Ela oferece oportunidades para adquirir informações, para dominar novas habilidades e aguçar as já adquiridas, para participar de atividades esportivas, artísticas e de outra natureza, para explorar opções vocacionais e para estar entre amigos. Ela amplia os horizontes intelectuais e sociais. Para alguns adolescentes, entretanto, a escola não é uma oportunidade,e sim mais um obstáculo no caminho para a idade adulta (Papalia, Olds & Feldman, 2006).
Segundo Machado (2005), o aluno adolescente de hoje encontra-se desmotivado e a desmotivação tem sido considerada pelos teóricos como crescente na trajetória escolar da infância até a adolescência.
No contexto escolar há indicadores de que a motivação intrínseca facilita a aprendizagem e o desempenho dosestudantes. O aluno intrinsecamente motivado envolve-se em atividades que oferecem a oportunidade para o aprimoramento de seus conhecimentos e de suas habilidades. Segundo Guimarães (2001) a motivação intrínseca refere-se a escolha e realização de determinada atividade por conta própria, ou seja, o comprometimento por tal tarefa é espontâneo, não sendo necessárias pressões externas para a suaexecução. Por sua vez, o indivíduo extrinsecamente motivado, realiza uma tarefa escolar para melhorar suas notas ou para conseguir prêmios e elogios (NEVES; BORUCHOVITH, 2004).
Por isso preocupa-se as pesquisadoras em descobrir a razão do desinteresse pelo estudo, de alunos do ensino fundamental e descobrir estratégias para motivá-los pois afinal só através do estudo poderá alcançar uma sociedade justae promissora.



2. JUSTIFICATIVA
A falta de motivação dos estudantes do nível fundamental pode levar a diversos problemas na vida estudantil desses alunos. Podendo acarretar diversos fatores como: desinteresse pela leitura, falta de assimilação do conteúdo trabalhado, a não socialização com o meio.
Marchiore e Alencar (2009) nos mostram que, entre os fatores que facilitam à...
tracking img