Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Organização Proponente:

Nome: Cáritas Arquidiocesana de Manaus. CNPJ: 04.209.813/0001-47.
Endereço: Av. Joaquim Nabuco. nº: 1023. Bairro: Centro. Cidade: Manaus. Estado: Amazonas. CEP: 69.020-030. Email: caritas@arquidiocesedemanaus.org.br Site www.caritasmanaus.org.br Tel.: (92) 3212-9030. Fax. (92) 3212-9031.
2) Responsável pela realização do Projeto:

Nome: Osani Benedita daSilva. Cargo: Coordenadora do SPM/Manaus. Email: osani-go@hotmail.com Tel.: (92) 9393- 2547/ (92) 8201- 0710.
3) Missão da organização:

O Serviço de Pastoral dos Migrantes – SPM da Cáritas Arquidiocesana de Manaus procura sensibilizar a sociedade envolvente para a promoção e defesa dos direitos e da cidadania dos migrantes e de suas famílias. Buscam criar um ambiente familiar em que o migrante seidentifique, contribuindo para construção da sua nova identidade e sua inserção social na comunidade local.

4) Atividades realizadas pela organização:
1. Acolher (Escuta, Triagem e Hospedagem); 2. Encaminhar para regularização de sua legalização individual e reconhecimento de títulos e diplomas; 3. Orientação psicológica; 5. Promover cursos de aprendizagem da língua portuguesa paraestrangeiros; 6. Encaminhar para cursos de qualificação Profissional; 7. Facilitar a Inserção ao mercado de trabalho; 8. Propor e reforçar políticas públicas adaptadas há populações em situação de vulnerabilidade social de migrantes e suas famílias; 9. Promover a integração social local; 10. Orientar ao acesso aos direitos previdenciários e sociais.
5) Título do Projeto:

Criação da Migrare Cooperativade Art’s Amazônica - Oficina de marcenaria para migrantes urbanos atendidos no Serviço de Pastoral dos Migrantes – SPM/Manaus.
6) Objetivos do Projeto:

Objetivo Geral: Promover oficinas práticas profissionalizantes de marcenaria potencializando a qualificação profissional de migrantes urbanos para geração de renda em trabalhos comunitários. Que sirvam de incubadora para ações de cooperativismo.Objetivos Específicos:

1. Proporcionar alternativa de geração de trabalho e renda em atividades de produção de marcenaria.

2. Favorecer a integração no mercado de trabalho local de migrantes urbanos.

3. Contribuir para a inserção social comunitária dos migrantes urbanos.

7) Temática central do Projeto:

Impactos Socioambientais.

8) Problema do Projeto:

O Serviço dePastoral dos Migrantes da Cáritas Arquidiocesana de Manaus organizou equipes de trabalhos para atender a inúmeras demandas com o crescimento de migrantes que chegam á cidade de Manaus, exemplo o alojamento, alimentação, atendimento para regularização de documentos, informações necessárias sobre a cidade e a região, busca de qualificação de mão de obra, etc.

No início de 2012, o esforço tem sido grandeem proporcionar aos diferentes grupos, e em especialmente de mulheres, a possibilidade de geração de rendas e comercialização como forma de atender as necessidades destes que se encontram fora do mercado de trabalho formal na expectativa de que essas atividades possam garantir a sustentabilidade familiar dentro do processo permanente de renda partilhada.
Enfrentando muitas dificuldadesdescobrindo as aptidões, buscando caminhos de profissionalização no sentido de possibilitar a integração dessa nova população. Essa situação nos faz solicitarmos recursos para subsidiar cursos para geração de renda, na linha da economia popular solidária.
9) Relação com o público beneficiado:

Uma relação de gesto concreto de solidariedade, humanidade e de luta para garantir á todas essas pessoas quepor um motivo ou outro tiveram que sair de suas casas, terras, deixar seus amigos e lugares de origem em busca de melhores condições de vida.
Possibilitando garantir á essas pessoas os direitos fundamentais do ser humano, sua dignidade, o direito de migrar, o direito ao trabalho. Que sejam respeitados todos os princípios fundamentais da pessoa humana.
10) Atividades á serem desenvolvidas no...
tracking img