Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 10 (2442 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 28 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
QUAL A IMPORTÂNCIA DE UM PROJETO DE PESQUISA







1 INTRODUÇÃO

A Introdução situa o projeto no contexto do tema escolhido, deve permitir um nivelamento dos conhecimentos, possibilitando a compreensão do que vai ser apresentado ao longo do projeto. Pode conter um breve histórico sobre o tema a ser abordado, assim como asmotivações que levaram os autores a proporem o presente projeto.

Alguns autores encluem neste item uma justificativa para a execução do projeto, podendo conter a descrição dos aspectos que caracterizem a relevância cientifica e social. A revisão bibliografica contida, porém, conter as referências necessárias para o embasamento dos pressupostos do trabalho.

Desde o ponto de vista da avaliação deaspectos éticos, a introdução deve permitir caracterizar a importância do tema e a necessidade de realizar o presente projeto. A introdução pode terminar com com uma questão de pesquisa ou com a formulção de hipóteses.

2 QUAL A IMPORTANCIA DE UM PROJETO DE PESQUISA

O projeto é uma das etapas componentes do processo de elaboração, execução e
apresentação da pesquisa. Esta necessita serplanejada com extremo rigor, caso contrário o
investigador, em determinada altura, encontrar-se-á perdido num emaranhado de dados
colhidos, sem saber como dispor dos mesmos ou até desconhecendo seu significado e
importância.
Em uma pesquisa, nada se faz ao acaso. Desde a escolha do tema, fixação dos objetivos,
determinação da metodologia, coleta dos dados, sua análise e interpretação para aelaboração do relatório final (monografia, dissertação e tese), tudo é previsto no projeto de
pesquisa.

Pesquisa científica é a investigação feita com o objetivo expresso de obter conhecimento específico e estruturado sobre um assunto preciso. Em uma pesquisa científica a elaboração de um projeto é uma etapa imprescindível. Fazer um projeto é lançar idéias para a frente, é prever asetapas do trabalho, é definir aonde se quer chegar com ele. Sabe-se, portanto, que uma pesquisa científica tem o objetivo de descobrir algo novo ou mesmo explicar e esclarecer um fato que ainda não está muito claro pelas pessoas. Ela pode ser realizada em qualquer área do conhecimento, geralmente nascendo a partir de uma idéia, de um tema ou de mesmo de um conteúdo específico. Pesquisar faz com que oser humano tenha interesse em descobrir, explorar,interpretar coisas do nosso meio social. A pesquisa faz com que o aluno tenha vontade de seguir em frente com os seus objetivos criando uma atmosfera de conhecimentos que faz do seu dia-a dia um processo de ensino-aprendizagem que se desenvolve em planejamentos, atividades, e construção de uma didática mais elaborada e objetiva.

3 TEMAO tema é o assunto que se deseja provar ou desenvolver. Pode surgir de uma dificuldade prática enfrentada pelo coordenador, da sua curiosidade científica, de desafios encontrados na leitura de outros trabalhos ou da própria teoria. Pode ter surgido pela entidade responsável, portanto, “encomendado”, o que, no entanto não lhe tira o caráter científico.

Independente de sua origem, o tema é,nessa fase, necessariamente ampla, precisando bem o assunto geral sobre o qual se deseja realizar a pesquisa.
Do tema é feita a delimitação que deve ser dotada de um sujeito e um objeto. Já o título, acompanhado ou não por subtítulo, difere do tema. Enquanto este último sofre um processo de delimitação e especificação, para torná-lo viável à realização da pesquisa, o título sintetiza o conteúdo damesma.

É de máxima importância saber escolher o tema da pesquisa. Artigos de jornais e revistas, conversações, comentários de colegas, debates, seminários, experiências pessoais e reflexões podem conduzir a bons temas de pesquisa, boas leituras também podem conduzir a bons temas. O assunto a ser abordado não deve ser fácil demais e também não deve ser muito complexo, deve ser adequado a...
tracking img