Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1ª DISCURSIVA DE COMPETÊNCIA enviada no dia 21.11.11

Na trajetória do Serviço Social no decorrer dos anos até ser reconhecida como profissão, como todos sabem, passou pelo seio da Igreja Católica,com lutas e conquistas, alcançadas por meio da mobilização dos movimentos leigos e seminários realizados para aperfeiçoamento da mesma, sendo assim, inserida no contexto do empobrecimento da classeoperária, conveniente do sistema capitalista, que são as demandas do cotidiano. Então, a partir dos anos 80, deu-se início a redimensão da profissão e a necessidade da qualificação, para estarem aptosàs requisições do seu tempo e desta maneira, foi sendo possível fundamentar um projeto profissional, em razão também da chamada democratização do país, flexibilização da economia, educação e areformulação do trabalho.
Atualmente, considerando todos os avanços adquiridos por esta profissão que é dinâmica, interventiva e mediadora, pode se perceber que a mesma desenvolveu-se de forma significativae positiva, com a presença de um profissional portador de uma nova postura e um renovado perfil técnico, operativo e ético, mais atuante nas esferas públicas e privadas e em relação aos campos deação, tornaram-se mais amplos na área da educação, política e economia. No momento, vale ressaltar, que as características do conservadorismo (auxílio, ajuda, caridade) persistem, mais o combate contra osocialismo vigente continuam, sem que eles tenham perdido o foco que é a defesa e garantia dos direitos humanos assegurados pela Constituição de 1988. Salientando que, o governo em certos momentos éaliado, em outros se torna empecilho.
Deste modo, em virtude de tudo que foi exposto, concluo com uma grande esperança, que está baseada na renovação dos profissionais da ocasião moderna, para queexecutem suas funções de maneira humanizada, caminhando em direção de uma sociedade emancipada, solidária, planetária e compromissada com a causa dos usuários. PORÉM HÁ MUITO AINDA PARA SER FEITO E...
tracking img