Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2181 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
serviço social

valdete tolentino queiroz

Estatística e Indicadores Sociais
Metodologia da Pesquisa Científica
Processo de Trabalho e SSOC Oficina de Formação e Tecnologia da Informação

Palmas-To
2012

valdete tolentino queiroz

Projeto de Pesquisa: Adoção Tardia

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR – UniversidadeNorte do Paraná, para as disciplinas de: Estatística e Indicadores Sociais, Metodologia da Pesquisa Científica, Processo de Trabalho e SSOC Oficina de Formação - Tecnologia da Informação

Professores: Helenara Regina Sampaio, Edna Braun, Amanda Boza, Rodrigo Zambon

Palmas-To
2012

INTRODUÇÃO

O conceito de adoção, para a terminologia jurídica, indica um ato jurídico que cria relações depaternidade e filiação entre duas pessoas, independente de existir entre elas qualquer relação, parentesco consangüíneo ou afinidade. A origem da palavra adoção deriva do latim adoptio, no sentido de "acolher alguém". (GATELLI, 2003).
A adoção constitui no Brasil, um imperativo de ordem ética e de natureza constitucional. A finalidade deste instituto é atender as reais necessidades da criança e doadolescente, assegurando-lhes o direito peculiar e constitucional da convivência familiar; onde o melhor interesse desses deve ser respeitado e cumprido por todos. Tal modalidade subsidia a reconstrução de vida dos indivíduos em desenvolvimento que se encontram nas instituições de abrigo, ou quando abandonados ao nascer, precavidos do apoio, amor e companhia dos pais.
A adoção sempre existiu nahistória da humanidade, tanto na religião como na mitologia grego-romana. Como é possível certificar na história bíblica, Moisés, o filho das águas, escolhido por Deus para libertar o povo hebreu, e adotado pela filha do faraó, foi criado como membro da corte egípcia, assumindo na fase adulta, a identidade hebraica. Através da adoção, Moisés se tornou membro da corte, o que facilitou sua missão deretirar os escravos hebreus do Egito, rumo a terra prometida. Também adotados os gêmeos abandonados, Rômulo e Remo, fundadores de Roma. (GATELLI, 2003).
Neste projeto, queremos destacar algumas particularidades da adoção tardia, termo utilizado para designar a adoção de crianças maiores de dois anos. Apesar de, juridicamente, esta adoção configurar-se como qualquer outra, a própria denominaçãoespecial reflete a existência de singularidades. É a adoção de crianças que vivenciaram algum tempo entre o desligamento da família biológica e a colocação na família adotiva.
A presente pesquisa representa, portanto, uma investigação acerca dessa temática e dos aspectos a ela relacionados, a fim de possibilitar uma compreensão das representações sociais produzidas, constantemente atualizadas ecomunicadas a famílias adotivas e postulantes à adoção. No passado, essas representações contribuíram para a construção de uma cultura da adoção repleta de mitos, medos e expectativas que, conseqüentemente, passaram a circular no âmbito do senso comum e, num processo de retroalimentação, ganharam força, estruturaram-se e passaram a justificar uma concepção negativa da adoção. O contato com o referidotema e com o conjunto das informações que ele suscita nos permitiu a construção de uma perspectiva histórica da prática da adoção e/ou da colocação de crianças em famílias substitutas. Permitiu-nos também conhecer, através dos dados coletados, o panorama de sua situação atual, marcado pela presença de representações carregadas de sentidos/significados que vão sempre em direção à possibilidade defazer da adoção um meio pelo qual se supera a impossibilidade de gerar biologicamente e então, exercer a maternidade e a paternidade, estruturar a família a partir do modelo nuclear e, deste modo, atender às exigências advindas da própria cultura em relação aos papéis sociais da mãe, do pai e da família.

Delimitação e Formulação do Problema:
Por que crianças mais velhas, ou seja, com idade...
tracking img