Projeto de pesquisa - tecnologias de redes wireless

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (888 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Com as atualizações tecnológicas e a busca constante de atender as necessidades dos usuários, nos últimos anos, surgiram diversas tecnologias. Com certeza, a comunicação sem fio(wireless) é uma dessas novas tecnologias, que vem conquistando um grande espaço no que diz respeito à transmissão de dados. Pela extrema facilidade de instalação e uso, ela deixou de existir apenas nascomunicações de longa distância (feitas através de satélite), para fazer parte de ambientes locais.
Tais redes podem substituir as redes convencionais com fio, fornecendo as mesmas funcionalidades,mas de forma flexível, de fácil configuração e com boa conectividade em áreas prediais ou de campus.
Dependendo da tecnologia utilizada e do receptor, as redes wireless podem atingir distâncias(quilômetros) em altas velocidades (acima de 11Mbps). Sendo assim, estas combinam a mobilidade do usuário com a conectividade à velocidades elevadas, em alguns casos.

2. JUSTIFICATIVA

O interesse emfazer uma pesquisa sobre as redes locais sem fio surgiu pelo fato delas já serem uma realidade em vários ambientes corporativos, principalmente nos que requerem mobilidade dos usuários. Além disso, elaspodem ser usadas para a disponibilidade de diversas aplicações, que abrangem desde aplicações médicas, por exemplo, visita a pacientes com sistema portátil de monitoramento, até ambientes deescritório ou de fábrica.
Para que possamos entender como as redes wireless funcionam, é importante sabermos que há várias tecnologias envolvidas e cada uma tem suas particularidades, limitações e vantagens.Podemos ressaltar, também, que o bom funcionamento destas redes está atrelado a definição do padrão 802.11 pelo Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE).
Portanto, nesta pesquisaapresentaremos: algumas das tecnologias mais empregadas e as variantes do padrão 802.11.

3. PROBLEMA

O correto desenvolvimento desta pesquisa, depende, fundamentalmente, de respondermos à...
tracking img