Projeto de pesquisa realidade aumentada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ESTRUTURAL E CONSTRUÇÃO CIVIL

PAULO VICTOR CARVALHO SOUSA

APLICAÇÃO DA REALIDADE AUMENTADA NA ENGENHARIA CIVIL PARA VISUALIZAÇÃO DE UM PROJETO DE FORMA

FORTALEZA
2012
PAULO VICTOR CARVALHO SOUSA

APLICAÇÃO DA REALIDADE AUMENTADA NA ENGENHARIA CIVIL PARA VISUALIZAÇÃO DE UM PROJETO DE FORMA

Projeto dePesquisa submetido à Coordenação do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará, como requisito parcial para obtenção do grau de Engenheiro Civil, em dezembro de 2012.

Orientadora: Profa. Tereza Denyse Pereira de Araujo – D.Sc.

Fortaleza - Ceará
Abril/2012
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 1
2 PROBLEMA 5
3 HIPÓTESES 5
4 OBJETIVOS 6
4.1 Objetivo geral 6
4.2 Objetivosespecíficos 6
5 JUSTIFICATIVA TEÓRICA 6
5.1 Contexto Histórico da Engenharia Civil 6
5.2 Algumas Formas Utilizadas Para Visualizações de Projetos 8
5.3 Utilização de RA para Visualização de Projetos 8
5.4 Aspectos Técnicos - ARToolKit 9
6 METODOLOGIA 10
7 RECURSOS 11
8 CRONOGRAMA 12
9 ROTEIRO TEMÁTICO PROVISÓRIO 13
10 REFERÂNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14

INTRODUÇÃORealidade Aumentada (RA) é usualmente conhecida como a inserção de um objeto virtual em um ambiente real através de uma filmagem em tempo real processada por computador. Ou seja, quando um local é filmado, em tempo real, e nele são inseridos objetos virtuais dando a impressão de que os objetos virtuais inseridos pertençam ao mundo real, temos um ambiente de Realidade Aumentada (RA) [1]. Essainserção possibilita a interação entre dois universos, o real e virtual, abrindo uma nova dimensão na maneiras de se executar algumas tarefas.
Essa ideia de RA tem sido desenvolvida há aproximadamente 40 anos, porém só recentemente, graças ao avanço da tecnologia, tem sido possível desenvolver softwares capazes de criar a RA e aplicá-la em situações cotidianas. Atualmente, a RA ainda é consideradadesconhecida pela população em geral, porém sua aplicabilidade é bastante variada e suas pesquisas têm atendido a diferentes setores da humanidade [2].
Para se entender o conceito de Realidade Aumentada é preciso saber as definições de outros tipos de realidades existentes. A Realidade Virtual (RV), um tipo de realidade, trata-se de uma tecnologia que possibilita ao ser humano a capacidade devivenciar mundos não existentes fisicamente por meio de equipamentos que o fazem ter a impressão de estar em ambiente gerado por computador [3]. A RV necessita da combinação de várias tecnologias a fim de criar ilusões de experiências imersivas em mundos virtuais, bem como alcançar o senso de presença.
Realidade Virtual e Realidade Aumentada são partes de uma realidade mais ampla, entendida comovirtualidade contínua chamada “Realidade Misturada” (RM), segundo Milgram e Kishino [4], como mostrado na Figura 1. A Realidade / Virtualidade Contínua representa, em uma extremidade, o ambiente real, na outra, o ambiente virtual e, no intervalo, estão a Realidade Aumentada e a Virtualidade Aumentada. A RA é a inserção de elementos virtuais no ambiente real; a Virtualidade Aumentada é, por sua vez, aincorporação de elementos reais ao ambiente virtual [4].

Figura 1. Realidade / Virtualidade Contínua

Fonte: [4]

O processo de como é inserido o objeto virtual no ambiente real surgiu, originalmente, a partir das etiquetas dos códigos de barras. Como os códigos de barras não estavam mais armazenando todas as informações necessárias em sua leitura, surgiram os códigos em 2D, chamados de QRCodes (Quick Response – Resposta Rápida), que armazenavam muito mais informações. Essas informações eram necessárias para que o dispositivo de filmagem, como a webcam, criptografasse as mensagens contidas em seu código e a partir da mensagem o computador respondesse essa mensagem de acordo com o que ele foi programado. Na Figura 2 pode-se ver um exemplo de QR Codes.

Figura 1. QR Codes (Quick...
tracking img