Projeto de pesquisa - crise financeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS


Akemi Caroline Kanashiro Rocha
Alex Abdul Nour Colla







A ORIGEM DA CRISE FINANCEIRA DE 2008 E SUAS CONSEQUENCIAS NO BRASIL










SANTOS / SP
2012
Akemi Caroline Kanashiro Rocha
Alex Abdul Nour Colla











A ORIGEM DA CRISE FINANCEIRA DE 2008 E SUAS CONSEQUENCIAS NO BRASIL



Projetode Pesquisa de Trabalho de Conclusão de curso de Administração apresentado à Profª Ms. Renata O. de Carvalho, como requisito parcial para aprovação da disciplina de TCC.




SANTOS / SP
2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
1 OBJETIVOS DO TRABALHO 4
1.1 Tema 5
1.2 Justificativa do tema 5
1.3 Objetivo geral 6
1.4 Objetivo específico 7
2 REFERENCIAL TEÓRICO 8
3 METODOLOGIA 10
3.1 Tipode Pesquisa 10
4 CRONOGRAMA 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12













INTRODUÇÃO

Este projeto tem por objetivo analisar de diversos aspectos os fatores que levaram ao acontecimento a crise financeira de 2008 assim como suas origens, seus desdobramentos no setor financeiro e consequentemente os problemas causados a toda economia mundial, estabelecendo uma relação na formaque afetou o Brasil.
Cronologicamente, diversos acontecimentos do sistema financeiro no período de 1929 a 2008 que foram denominados “Booms” e “Crises”, estão abordados, com o intuito de criar uma condição que torna o contexto de mais simples absorção na compreensão do tema abordado.
Através de diversas fontes de informação, pôde-se utilizar a argumentação e os diversos ponto-de-vista das pessoasque participaram e estavam inseridas nos acontecimentos desta crise financeira, fazendo com que a pesquisa pudesse gerar um grande volume de dados no qual torna este projeto se mostra sólido através do embasamento teórico.
A pesquisa tende a desvendar os fatores que desencadearam a crise, como a privatização dos bancos, o que foi a bolha, o rating de crédito e as agências de classificação.Analisa os CDS , os empréstimos de risco e a chamada “crise da confiança” e verifica as relações políticas, tal qual as Leis Glass-Steagal e a lei Gramm-Leach-Bliley que foram grandes responsáveis pelo início do efeito cascata no CitiGroup, assim como o “subprime”, o “boom” imobiliário, o “aquecimento da economia” e o que foram os derivativos.
O estudo é centralizado nos Estados Unidos, desde ocrash da bolsa ocorrido em 1929 até 2008. Outros países são citados como coadjuvantes nas origens e faz menção aos efeitos causados ao Brasil.





















1 OBJETIVOS DO TRABALHO

1.1 TEMA

A Origem da crise financeira de 2008 e suas consequências no brasil.

1.2 JUSTIFICATIVA DO TEMA

No dia-a-dia, o consumidor depara-se constantemente em situações quepara adquirir bens como automóveis, imóveis, eletrônicos ou mesmo roupas e alimentos, precisam de alguma forma passar por aprovação de credito e tem como retorno da agencia de análise o seu pedido negado. Situações como essas estão muito além do fato de o consumidor ter ou não condições financeiras para realizar tal compra ou renda disponível para quitação da futura dívida. Muitas vezes sem perceber,o quadro financeiro global influencia de tal forma que mesmo tendo plenas condições financeiras de aquisição, as agencia financeiras realizam uma análise extremamente crítica antes de conceder qualquer credito ao consumidor.
O tema proposto no projeto envolve e explica os motivos pelo qual isso ocorre. Desta forma, os assuntos abordados são extremamente pertinentes aos acontecimentos diários navida de cada cidadão, sendo assim de interesse geral.
Ter o conhecimento destes assuntos pode ajudar o consumidor a identificar o momento mais oportuno de realizar algum investimento, ou mesmo ajudar a compreender que seu poder aquisitivo pode no momento não corresponder aos interesses do mercado econômico.






1.3 OBJETIVO GERAL

Apresentar como a crise econômica mundial ocorrida...
tracking img