Projeto de engenharia reversa da máquina de embalagem modelo MR80 da Elpack (sistema Flow Pack)

2252 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

ESCOLA POLITÉCNICA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
DISCIPLINA: PROJETOS MECÂNICOS
DOCENTE: ROBERTO SACRAMENTO

Projeto de engenharia reversa da máquina de embalagem modelo MR80 da Elpack (sistema Flow Pack)

EQUIPE E
DISCENTE:
FRANCILLE VIEIRA
ANDERSON BARBOSA
ALBERTO CARNEIRO
PAULO MOTA

Salvador-BA

Sumário

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho refere-se ao estudo da máquina de embalagem modelo MR80 da Elpack (sistema Flow Pack), e tem o intuito de identificar os seus componentes e inter relacionamentos criando representações do sistema.
A finalidade do projeto é fazer um estudo detalhado de uma grande parte dos componentes da máquina MR80. Inicia-se o estudo, separando suas partes e estudando sua construção, formatos de peças e diversos outros itens, com o intuito de descobrir como tudo funciona e como repetir o processo de criação.
O modelo de trabalho tem como partes principais o memorial descritivo, desenho das partes principais e caracterização da máquina. A MR80 é uma máquina complexa, então este projeto é direcionado a analisar quatro subsistemas, que foram considerados os mais relevantes para o exercício e elucidação dos conteúdos propostos pela disciplina.

1.1 Justificativa

O estudo desta máquina justifica-se em razão da necessidade de aprofundar o conhecimento referente ao modelo MR80 da Elpack (sistema Flow Pack), buscando descobrir de que forma ela foi feita e em seguida tentar reproduzi-la da maneira mais fiel possível. Nem todas as invenções e tecnologias utilizadas nos dias atuais foram criadas a partir de uma nova ideia. Algumas delas surgiram do estudo de outras, e posteriormente se desenvolveram de forma independente do objeto inicial.
A escolha pela máquina ocorreu a partir da necessidade de um dos componentes da equipe. Ele precisou substituir a mão de obra braçal de sua empresa pela a utilização de um sistema automatizado, visando um aumento da produção, redução dos custos,

Relacionados