sarawer

334 palavras 2 páginas
Informação básica

Condutores

Quando aproximas um objeto metálico de uma fonte de calor, todo ele aquece rapidamente. Mesmo que apenas uma das pontas do objeto esteja diretamente sob a chama, a outra ponta também sofrerá um aumento de temperatura. Isto acontece porque o calor é conduzido ao longo de todo o metal, provocando-lhe um aumento de temperatura. A este processo designamos por Condução.

No que toca à condução de energia, consideram-se dois tipos de materiais:
- Os bons condutores térmicos, como por exemplo os metais, pois neles a energia sob a forma de calor é facilmente conduzida de uma extremidade à outra;
- Os maus condutores térmicos ou isoladores térmicos, como a madeira e o plástico, pois neles a energia sob a forma de calor tem dificuldade em propagar-se pelo material;
Procura agora explicar por que motivo deves utilizar colheres de pau enquanto cozinhas, e não deves utilizar colheres de metal!

Diz-se que a energia sob a forma de calor se transfere por condução quando entram em contacto dois corpos a temperaturas diferentes e a sua propagação ocorre através da matéria sem que esta se desloque.
Este mecanismo ocorre principalmente nos sólidos.
A energia transfere-se da zona mais quente para a zona mais fria, à medida que a energia cinética das partículas que constituem a matéria se vai propagando ao longo do corpo.

Condução ocorre em todas as formas de matéria, sólidos, líquidos, gases e plasmas, mas não requer qualquer movimento macroscópico de massa da matéria condutora, mas apenas de seus componentes subatômicos ou sua vibração, em escala microscópica. A condução é o meio mais importante de transferência de calor dentro de um sólido ou objetos sólidos em contato térmico. A condução é maior nos sólidos, porque a rede espacial de relações relativamente fixas entre os átomos contribui para a transferência de energia entre eles por vibração.

Relacionados