Projeto de depedentes quimicos e alcoolisto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

Associação de Apoio aos Toxicômanos e Alcoolistas.
Nome fantasia: CRTA- Centro de Recuperação aos Toxicômanos e Alcoolistas.
Endereço: Rua José Calvacante, 1056 bairro Vila Nova.
Contato: 9135-9047\9155-4300
CNPJ: 1136301\0001-23
Cidade: Boa-Vista\ RR
Endereço eletrônico: crta_bv@hotmail.com
Responsável: keroline silva

O presente trabalho visa arecuperação de dependentes químicos e alcoolistas, levando em consideração sua importância para a sociedade, bem como sua viabilidade construtiva.
O centro de recuperação é uma instituição sem fins lucrativos e o projeto será implantado na comunidade Vila Nova.
As principais atividades realizadas serão:

* Avaliação do usuário realizada por uma equipe multiprofissional (terapeuta, psicólogo,assistente social, clinico geral e enfermeira)
* Trabalha-se adesão dos usuários e da família para atendimento.
* Após a aceitação do tratamento a equipe profissional constrói um mapa de atendimento de acordo com a situação de cada usuário, onde são realizadas intervenções da equipe profissional, se houver necessidade de intervenções psiquiátricas e atendimento de farmacologia o usuário éencaminhado para atendimento psiquiátrico.
* O tratamento ambulatórial é uma ação de 12 meses, responsável pela eliminação da compulsividade e abstinência do consumo de drogas licitas e ilícitas, onde o recuperando aprende a lidar consigo, aprendendo a lidar com suas emoções e comandar suas ações.
* Durante o tratamento a família recebe apoio através de terapia familiar, visando àinteração e o fortalecimento dos vínculos familiares.
* Depois da recuperação o usuário é acompanhado para sua reinserção no meio social, que contribui para manutenção do tratamendo em um período de 12 meses.
* Encaminhamento para cursos profissionalizantes e para o mercado de trabalho

2 IDENTIFICAÇÃO DO GRUPO SOCIAL

A escolha do grupo esta relacionada à ausência de um espaço adequado narecuperação e tratamentos para pacientes com dependências na comunidade Vila Nova, motivada também pelo aumento acelerado de indivíduos envolvidos no vicio.
Características para iniciação da dependência pode ser proporcionada, por meio da curiosidade, imitação, competição e abandono social;
Também por meio da família que em grande dos adolescentes iniciam o alcoolismo, por sensação deabandono, culpa, punição entre outros.
Esses indivíduos encontram-se ausentes do convívio social e familiar e também não estão mais inseridos no mercado de trabalho, sem falar na situação de saúde fisiológica e psicológica e na higiene pessoal.
Portanto o centro de recuperação vem dar suporte assistencial para auxiliar os dependentes da comunidade, visando a recuperação e reinserção destesindivíduos na vida social.

3 JUSTIFICATIVA DO PROJETO

Conforme Jezierski e Palma (1998), o abuso do álcool e das drogas, vêm conquistando cada dia mais a atenção das pessoas, porque é um problema disseminado mundialmente e que começa a preocupar e a atingir direta e indiretamente a todos. Uma das questões mais importantes no que diz respeito ao abuso de drogas é o fato de estar atingindoprogressivamente as camadas jovens da população.
Embora, o problema exista também entre adultos, e seja também neste caso alarmante precoce com o vício, preocupa pelo fato de interferir no adequado desenvolvimento do indivíduo, tanto do ponto de vista físico, como do psicológico.
Em nosso País é raro o uso de uma droga isoladamente. Pelo contrário é muito comum a associação de drogaspredominantemente com o álcool. A droga precisa ser encarada como uma substância química que produz alterações no organismo. Problema do abuso de drogas cresce todos os dias, porque as pessoas não estão encontrando soluções para seus próprios problemas, que podem ser das mais variadas causas.

``A droga é qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre um ou mais...
tracking img