Cartilha de direito do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (611 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Direito do trabalho










Apresentação

O Direito de Trabalho é um conjunto de leis que regulariza as relações de trabalho entre empregador e empregado, estabelecendo as normas eregras que serão cumpridas na empresa.
No Brasil hoje a Constituição brasileira, exige que todos os trabalhadores sejam registrado ou que tenha a carteira de trabalho assinada, conforme as leistrabalhistas.
Quando estamos trabalhando em uma empresa com a carteira assinada, temos por garantia os direitos socias, que assegura aos trabalhadores urbanos e rurais a relação de emprego contra a despedidaarbitrária ou injusta; o seguro-desemprego; o fundo de garantia por tempo de serviço; o salário mínimo; o décimo terceiro salário; a remuneração do trabalho nocturno á do diurno; repouso semanalremunerado; férias anuais; licença-maternidade sem prejuízo do emprego e do salário; aviso prévio; adicional de insalubridade; periculosidade e penosidade; aposentadoria (direito no INSS) e outros.Tipo de contrato de trabalho





Quando entramos em uma empresa, devemos passar pelo processo admisional ou de contratação, e as formas de contrato são essas: Contrato por prazodeterminado; Contrato de experiência (interrupção/Suspensão); Estágio e Aprendiz. Lembre-se trabalhar de carteira assinada é direito seu.




13º Salário

O décimo terceiro é um salário extraque o funcionário recebe no final do ano. Se o mesmo tiver trabalhado 12 meses ele tem direito a outro salário, mas se o funcionário está há pouco tempo na empresa ele tem direito somente de parte dele.O 13º pode ser pago em duas parcelas ou em uma parcela única.






Férias



Quando o funcionário trabalha um ano na empresa ou 12 meses, ele tem direito a 1 mês de descanso ou férias,que pode se gozar nos próximos 12 meses seguintes. Existem dois tipos de férias, as individuais, que é a que comentamos acima, e as férias colectiva, que é aquela onde a empresa ou o sector inteiro...
tracking img