projeto de conzina comunitaria

1320 palavras 6 páginas
COZINHA COMUNITÁRIA
PROPONENTE:
Nome: Grupo de Mulheres
Endereço: Projeto de Assentamento
Contato:
REPRESENTANTES LEGAIS:
Nome:
Documento:
Cargo:
Contatos:
JUSTIFICATIVA:
Problema a ser enfrentado:
Constituído em espaços rurais, na maioria das oportunidades distantes dos centros urbanos, os Projetos de Assentamento tornam-se impossibilitados de desenvolverem essas relações continuadamente, o que minimiza a diversidade de crescimento. Crescimento esse baseado, principalmente, na segurança alimentar e nutricional dos envolvidos.
A inserção do problema da fome no contexto de uma Política Pública de Segurança Alimentar e Nutricional implica o reconhecimento de seu caráter multidimensional e intersetorial devendo envolver, necessariamente, intensa articulação e ação simultânea nos diferentes campos de intervenção do Estado, entre os diferentes níveis governamentais, bem como com a sociedade.
Assim, buscar-se-á proporcionar às beneficiárias envolvidas a garantia de disponibilização de alimento, bem como o melhor aproveitamento da produção existente aproveitando os subprodutos, através da implantação de um espaço comunitário para construção do saber.
As cozinhas comunitárias são equipamentos públicos de alimentação e nutrição destinados ao preparo de refeições saudáveis, variadas e saborosas, disponíveis a comunidade em si, bem como as regiões circunvizinhas, possibilitando tanto a segurança alimentar quanto a geração de emprego e renda, além do desenvolvimento prático de cidadania.
Relevância do projeto:
A inserção das cozinhas comunitárias no contexto de programas sociais torna-se mais eficaz na medida em que se articula com os programas de produção e distribuição de alimentos no sentido de que podem ser destinatárias dos produtos. Essas unidades, além de fazerem parte do fluxo de etapas que possibilita o acesso aos alimentos, constituirão espaços de convivência social para a realização de atividades de educação alimentar, nutricional e para o

Relacionados