Projeto de conscientizacao mindu - 3rs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS - CIESA







PROJETO DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL PARA OS FREQUENTADORES DO PARQUE DO MINDÚ













MANAUS/AM
2012
Jorge Fernando
José Carvalho
Evelyn Rojas
Giliandro Omar
Jerry Corrêa
Thiago Oliveira


PROJETO DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL PARA OS FREQUENTADORES DO PARQUE DO MINDÚProjeto de conscientização ambiental para os frequentadores do Parque do Mindú com a participação dos alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Aderson de Menezes, com um dia de palestras, atividades lúdicas e panfletagem.






MANAUS/AM
2012
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 4
2 JUSTIFICATIVA 5
3 PÚBLICO ALVO 6
4 OBJETIVOS 6
5 METAS 6
6 METODOLOGIA 7
7 MATRIZ DERESPONSABILIDADE 8
8 CRONOGRAMA 9
9 ORÇAMENTO 9
10 PARCERIAS 10
11 CONCLUSÃO 10
12 REFERÊNCIAS 11



PROJETO DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL PARA OS FREQUENTADORES DO PARQUE DO MINDÚ



INTRODUÇÃO


Esse projeto destina-se aos frequentadores do Parque do Mindú, no Parque Dez em Manaus. Uma área muito conhecida da cidade que já teve seus momentos de glória quando era um dos balneáriosmais frequentados de Manaus. O Parque sofreu uma deterioração ao longo dos anos de diversas fontes poluentes do meio ambiente, entre elas a falta de consciência ambiental dos frequentadores do parque e dos moradores das comunidades banhadas pelo igarapé do Mindú, que frequentemente jogam o lixo em seu leito poluindo o igarapé em toda sua extensão acumulando garrafas plásticas, copos descartáveis,sacolas e lixo doméstico em geral. Temos um longo período de chuvas em nossa região, que faz com que o nível da água suba muito. Nesse período o igarapé traz uma quantidade muito grande de lixo que fica preso nas árvores e na parte “verde” do parque pondo em risco a vida selvagem dessa área. Nessa perspectiva, elaboramos o “projeto de conscientização ambiental para os frequentadores do parque doMindú” que tem como objetivo despertá-los para que possam, não apenas agir corretamente no processo de conservação do meio ambiente nos entornos do Parque do Mindú, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade.




JUSTIFICATIVA


O Igarapé do Mindú é o principal igarapé de Manaus. Nasce nas proximidades da Reserva Ducke, cortando toda azona leste, passando pelas avenidas Paraíba, Recife, Djalma Batista, Constantino Nery, juntando-se ao Igarapé dos Franceses para formar o Igarapé da Cachoeira Grande, e mais a frente juntando-se com o Igarapé do Franco formando o Igarapé de São Raimundo e desaguando no Rio Negro. Da nascente a foz, cerca de 17 quilômetros. Ao longo de todo esse percurso, o Igarapé do Mindú sofre com a ação do serhumano, que sem consciência ambiental, polui, destrói e desiquilibra ecossistemas vitais.
Para que esse cenário mude, devemos mudar primeiramente a maneira de se pensar no meio em que vivemos. Durante toda nossa vida nos beneficiamos do Meio Ambiente sem preocupação de conservar os recursos que ele nos oferece. Devido a esse uso indiscriminado muito já foi destruído, causando sérios danos àfauna e à flora e diminuindo a qualidade de vida do ser humano. Faz-se necessário que se proponha novos caminhos que levem a uma nova relação com o meio ambiente.

O homem tem direito fundamental à liberdade, à igualdade e adequadas condições de vida em ambiente que lhe permita viver com dignidade e bem estar. É seu inalienável dever melhorar e proteger o meio ambiente paragerações atuais e futuras – (Declaração de Estocolmo sobre o Meio Ambiente : p 21, Princípio 01 – 1972)




PÚBLICO ALVO


Alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Aderson de Menezes, localizada no Parque Dez de Novembro e crianças frequentadoras do Parque.



OBJETIVOS


Promover palestras e atividades em uma única tarde com custo total aproximado de R$ 200,00 para...
tracking img