Projeto de biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1915 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto escolar:

Titulo: Afetividade e Sexualidade

Objetivo

Queremos mobilizar a comunidade escolar para participar do projeto. Realizar rodas de conversas com os alunos para levantar questões sobre o tema. Pretende-se ao longo da pesquisa verificar a relação existente entre afetividade e sexualidade. A sexualidade é tema freqüentemente vivenciado e discutido poralunos e professores nas escolas, se não formalmente, em programas de educação sexual ou em aulas de ciências biológica, informalmente, nas conversas e relacionamentos entre os estudantes no cotidiano da escola e nas reuniões pedagógicas dos docentes. O interesse sobre sexualidade no contexto escolar reforça a característica multidimensional do processo ensino-aprendizagem, mostrando que odesenvolvimento cognitivo do indivíduo é estreitamente relacionado e, portanto, influenciado por seu desenvolvimento pessoal e social, no qual a sexualidade e afetividade têm papéis fundamentais. O nosso objetivo maior será o de uma sensibilização, abrindo um espaço para se falar dessas questões cotidianas do mundo escolar, para apontar possibilidades de um trabalho coletivo, amenizando o impacto dessasquestões em suas relações de trabalho. Ao trabalharmos com adolescentes, propomos escutá-los, buscar entender o que para eles constitui conflitos, sua fantasias, medos, esperanças e a qualidade de informações. Assim, estaremos exercitando, com eles, alternativas para que se posicionem melhor em relação á sua sexualidade, para que construam um projeto de vida, exerçam sua cidadania elaborando eexecutando ações a partir do que foi aprendido no ambiente escolar.
O objetivo geral do trabalho e promover o desenvolvimento pessoal do(a) adolescente através da reflexão e do aprofundamento de questões da sexualidade, propondo aos(as) educadores(as) rever e ampliar conceitos e condutas ao lidar com a sexualidade na escola. O referido projeto tem como objetivo: a) expor o tema e deixar que o alunoexpresse suas idéias, crenças e questões sobre o tema do projeto, b) divulgar o título do projeto, c) expor também o projeto á outras pessoas que não participam de sua elaboração: colegas, professores, pais e comunidade. Esse projeto não pretende transmitir “receitas” sobre educação sexual na escola, mas sim criar oportunidades de reflexão ampla sobre os diversos aspectos que envolvem a sexualidadee afetividade humanas, instrumentalizando os indivíduos envolvidos no processo de formação e desenvolvimento humanos para elaborarem suas próprias estratégias de acordo com suas possibilidades, com seu contexto sócio-cultural, com participação ativa dos indivíduos envolvidos, considerando a época em que vivemos, tendo como meta maior o desenvolvimento pessoal e social do (a) adolescente,integrantes ativos de nossa sociedade agora e no futuro.

Justificativa
A sexualidade é uma dimensão da nossa identidade que envolve uma pluralidade de significações. Essas significações e vivências são marcas em nossa sociedade por diferenças de raça, cor, gênero, idade; orientação sexual; cultura. Contudo, freqüentemente presenciamos as transformações dessas diferenças em desigualdades denunciadaspelo processo preconceito e a violência em relação a determinados grupos sociais. A afetividade e a sexualidade são suas forças enormes que Deus colocou em nós e que não deus aos animais. Essas forças bem orientadas e bem usadas, se tornam em belas energias e nos fazem felizes; mas usadas de forma desequilibrada, podem gerar muitas dores e lágrimas. É preciso coragem de “olhar para si mesmo” eperguntar: Como vai a minha vida? É preciso possuir a amor, para dar amor. Para mar de verdade, é preciso ser livre e não escravo de mim mesmo e de minhas paixões. Deus criou o homem a sua imagem e semelhança. Quem não ama não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor. Quem não ama permanece na morte. O amor tem que ser “amor puro”. Pena que o mundo nos trouxe malícia e deturpação... O mundo...
tracking img