Projeto de bi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Falar de Ovos Fritos
Tecnologia e Curiosidades
Posts com Tag ‘QlikView’
Entradas mais Recentes »
Set Analysis – A grande novidade do QlikView 8.5
julho 23, 2008
A grande novidade da versão 8.5 do QlikView indiscutivelmente trata-se do recurso Análises de Conjunto (Set Analysis). QlikView sempre trouxe muita facilidade para análises de dados de uma seleção, no entanto, para realizarcomparações com dados fora da seleção era necessário trabalho em script ou utilizar complicadas expressões com cláusulas “IF”.
A partir de agora é possível realizar agregação de valores fora de uma seleção, digamos que seja necessário comparar o resultado das vendas dos anos de 2007 e 2006. Antes da versão 8.5 seria necessário trabalhar em script para criar uma relação entre os dois anos, já queselecionando o ano de 2008, dados referentes a 2007 ficarão fora da seleção, serão dados “excluídos”. Com a nova versão do QlikView essa situação é facilmente resolvida utilizando os Operadores de Conjunto na expressão do objeto, como no exemplo abaixo.
sum({$<Ano = {$(=Only(Ano)-1)}>} [Valor das Vendas])
Com isso podemos facilmente gerar o gráfico abaixo. Onde ao selecionar o ano de 2007, temosinstantaneamente o total do ano anterior.

Set Analysis
Este é apenas um exemplo do que os Operadores de Conjunto podem fazer, ai vão alguns exemplos tirados do manual de referência do QlikView
sum( {$<Produto *= {NossoProduto1} >} Vendas )
Retorna as vendas da seleção atual, mas somente para a inserção dos produtos atualmente selecionados e do produto NossoProduto1.
sum( {$<Ano +={“20*”,1997}) – {2000} >} Vendas )
Retorna as vendas da seleção atual, mas usando uma união implícita para adicionar um número de anos à seleção: 1997 e todos os anos que começam com 20 – exceto o ano 2000. Observe que se 2000 estivesse incluído na seleção atual, ele continuaria incluído após a modificação. O mesmo que <Ano=Ano + ({“20*”,1997}-{2000})>
Estes e vários outros exemplos podemser encontrados no Manual de Referência do QlikView. Que trás também mais detalhes sobre todas as novidades da versão 8.5.
Na medida do possível irei postando mais sobre as ótimas novidades do QlikView 8.5.
Tags: QlikView
Publicado em BI | 3 Comentários »
Introdução ao QlikView
maio 21, 2008
A pouco mais de 6 meses comecei a trabalhar com uma ferramenta chamada QlikView, ferramenta estavoltada para o desenvolvimento de aplicativos de posicionamento estratégico, ou, BI (Business Intelligence), esta ferramenta me impressionou muito, e hoje faço uma introdução a respeito dela, e em outros artigos detalharei mais a respeito da ferramenta, desde de seus objetos, script e dicas.
QlikView reúne em uma única ferramenta ETL (Extract, Transform, Load), armazenamento de dados, e ferramentas deanálise para o usuário final, tudo isso integrada em uma única ferramenta de software.
O processamento é baseado em uma tecnologia de pesquisa associativa, chamada AQL (Associative Query Language). Sendo assim a companhia que adotar o QlikView não terá a necessidade de comprar data warehouse a/ou hypercubos para realizar análises.
Desde a versão 7 o QlikView oferece suporte para plataformas64-bits e rompre a barreira dos 4 gigabytes de memórias impostas por plataformas 32-bits.
À medida que o custo da memória continua a cair, o suporte a 64-bits é um benefício particular para a QlikTech, visto que a sua ferramenta utiliza um mecanismo processamento analítico diretamente em memória. Isto quebra o modelo predefinido dos cubos multidimensionais, onde os processos de agregação usam astradicionais ferramentas (OLAP), por esse motivo QlikView é considerada segunda geração de ferramentas de Análise Estratégico de Negócios (BI).
Ao invés disto, QlikView faz consultas e agregações de dados diretamente em memória (in-memory); calculando todas as possibilidades em tempo real e através de um número ilimitado de dimensões. O benefício trazido para os usuários é a flexibilidade de...
tracking img