Projeto_de_adocao

8844 palavras 36 páginas
I–Introdução

O presente relatório tem como objetivo apresentar os dados da intervenção do estágio da disciplina de Prática Supervisionada Em Projeto Social. A prática desenvolvida nas dependências de uma Universidade com duração de um semestre letivo, visa o aprimoramento dos alunos da graduação em Psicologia da Universidade matriculados no 9º semestre, ao uso dos instrumentos técnicas e conceituais para a intervenção, estudo do meio social e seus aspectos psicológicos.
Em função dos problemas enfrentados por pais adotivos observados ao longo dos anos, gerou-se o entendimento que a melhor forma de diminuir tais conflitos seria trabalhar com prevenção. Deste modo fez-se necessária a regulamentação que estabelece o acompanhamento psicossocial como pré-requisito para a adoção. A preparação psicossocial para os requerentes a adoção está instituída na nova lei de adoção, 12.010 de 03 de agosto de 2009, artigo 50, parágrafo 3º.
A Universidade estabeleceu parceria com o Fórum de Itaquera para a formação de grupos reflexivos de apoio a adoção. Os grupos são coordenados por alunos estagiários do curso de Psicologia do 9º e 10º semestre.
Tento em vista que a preparação para adoção é um fator fundamental que poderá evitar ou atenuar possíveis problemas e dificuldades enfrentadas nas situações de adoção. A proposta do estágio constituiu-se promoção de um espaço grupal reflexivo, de trocas de informações, debates e conscientização. O grupo de apoio a adoção foi formado por casais e pessoas solteiras que desejam adotar. Na condução do projeto foram utilizadas as contribuições de Freire, Paulo (1980) no processo de construção de uma adoção consciente. O autor conceitua a conscientização como um compromisso histórico e a inserção crítica na história. Implica que os homens assumam o papel de sujeitos que fazem e refazem o mundo e criem sua existência com um material que a vida lhes oferece. Martin-Baró (1998), contribui na reflexão sobre a psicologia social e seu objetivo

Relacionados