ENSAIO SOBRE O TEXTO: FORMAR PROFESSORES EM CONTEXTOS SOCIAIS EM MUDANÇA  PRATICA REFLEXIVA E PARTICIPAÇÃO CRÍTICA  PHILIPPE PERRENOUD  

809 palavras 4 páginas
Universidade de São Paulo
Faculdade de Educação
Pedagogia

Bruna Salgueiro Silva

Ensaio sobre o texto: Formar professores em contextos sociais em mudança Pratica reflexiva e participação crítica
Philippe Perrenoud

São Paulo
Junho – 2013
São Paulo
Junho - 2013
Bruna Salgueiro Silva- 7153438

Ensaio sobre o texto: Formar professores em contextos sociais em mudança Pratica reflexiva e participação crítica
Philippe Perrenoud

Ensaio individual sobre um dos texto da bibliografia básica da disciplina de EDM0325 - Coordenação do Trabalho na Escola II da Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
Profª: Vivian Batista da Silva

São Paulo
Junho – 2013
Perrenoud Durante todo o texto discorre sobre o atual cenário da educação de modo geral, tomando como ponto chave a formação dos professores e sua capacidade/ incentivo à reflexão em seu meio formativo e de trabalho, diagnosticando assim inúmeras falhas no sistema educacional e propondo um novo olhar ao professor e suas demandas.
Iniciamos traçando um importante histórico que levanta o papel da escola na sociedade, atinando para o fato que a escola se mantém imune a crises e conflitos políticos, ao menos em tese, não sendo um instrumento de qualquer tipo de organização se não dela mesma, a fim de mostrar o quão estruturado está o papel da escola, e seus objetivos gerais para a educação.

A escola não tem vocação para ser o instrumento de uma facção, e nem de partidos no poder. Ela pertence a todos. Até mesmo os regimes totalitários tentam preservar essa aparência de neutralidade e paz.
(Perrenoud)
Se formos um pouco mais a fundo na pesquisa, notamos, assim como diz Perrenoud, que a escola é uma das instituições sociais que asseguram direitos básicos a população e passam tal confiança a ela que chaga a ser base de refugiados e

Relacionados