Projeto cores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto Mundo das Cores

AS CORES FAZEM PARTE DO COTIDIANO INFANTIL, DOS OBJETOS, DAS PAISAGENS E DOS ACONTECIMENTOS QUE AS CERCAM

O mundo que nos cerca é colorido e, na educação infantil, crianças devem trabalhar com as cores por meio de atividades diversificadas, que as façam perceber as tonalidades na natureza e no mundo. De forma intencional, temos ainda que fazer com que ela reconheçaque muitas pessoas, utilizando diferentes cores, criam verdadeiras obras de arte. Para tanto, apresentaremos algumas obras, nas quais os artistas utilizam as cores de forma bela, harmônica e original. Lembramos ainda que, quando as crianças aprendem a segurar o lápis, passam a fazer rabiscos e, até mesmo, desenhos, elas também apresentam referencias diferenciadas sobre a arte e conversar sobre suasexperiências em relação aos trabalhos realizados é um momento bastante rico e produtivo. Nos primeiros anos de vida, quando pintam ou desenham, elas não se preocupam em representar a realidade, tanto que surgem árvores azuis, cavalos verdes, gatos roxos, entre outros. Logo, a percepção artística pode auxiliar a criança a observar mais sensivelmente o mundo visual e até mesmo o trabalho com aarte. Portanto, podemos despertar o interesse infantil pelas próprias produções, por as de outras crianças e pelas diversas produções artísticas, com as quais entre em contato, ampliando seu conhecimento de mundo e de cultura. À medida que as crianças vão interagindo com tais obras, o que inclui as de artistas de renome, elas farão suas próprias criações que, com interferências apropriadas,possibilitam a observação do ambiente, que ainda implicará na regularidade das cores, que passarão a ser representadas com certa fidelidade, ao mesmo tempo em que aprimoram suas hipóteses e passam a desenhar como um recurso da linguagem simbólica. Para desenvolver esse trabalho há várias opções, que podem ser trabalhadas em uma escala progressiva:

Descrição de imagens;
Roda de conversa, diálogos;Percepção da relação das partes como o todo;
Utilização do desenho como forma de expressão do pensamento;
Identificação e exploração das cores;
Apreciação de obras artísticas;
Apreciação de sua própria obra artística e a dos colegas;
Observação e leitura de imagens; e
Exploração de diversos materiais.

A percepção é o produto final da visão, que surge a partir da habilidade de sentir aluz e ver os estímulos luminosos do ponto de vista estético e lógico. Logo, a cor vem ser uma percepção visual registrada por nossos olhos. A luz branca emitida pelo Sol é constituída por radiações eletromagnéticas, de comprimentos de ondas variáveis, que atingem uma gama bastante extensa. Parte dessas radiações contém o comprimento de onda situado numa região denominada faixa de luz visível queé capaz de provocar na retina sensações óticas, que convencionalmente passaram a ser chamadas de cores.

Orientações Didáticas
É necessário que a criança também seja alfabetizada para a leitura de imagem. Estimulá-la para esse entendimento é prepará-la para o mundo que, cada vez mais, está sendo dominado pelo recurso visual. Talvez no Brasil essa atitude ainda seja nova, mas na Europa é comum asescolas levarem crianças a museus para observarem imagens. Em Vitória o Museu Ferroviário Vale do Rio Doce disponibiliza esse serviço educativo, inclusive para a educação infantil. Mas, para que a criança leia e interprete uma pintura, são necessários alguns estímulos. Portanto, devemos iniciar esse projeto levando gravuras, livros com gravuras ou quadros de pinturas. As gravuras, por exemplo,tanto poder ser usadas separadamente quanto em cartazes fixos em um local bem visível para que todas as crianças as vejam. Porém ao fazer a leitura de uma obra de arte, sugerimos que seja fornecido dados biográficos do artista que a realizou, dizendo o país em que ele nasceu, se está vivo ou já morreu, se foi casado, se teve filhos e outras curiosidades de sua vida. As informações profissionais...
tracking img