Projeto bovino de leite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIENCIA E TECNOLOGIA
DO RIO GRANDE DO SUL
CAMPUS SERTÃO







ROTACIONAMENTO DE PALNTAS FORRAGEIRAS PARA UM
AUMENTO SIGNIFICATIVO NA PRODUÇÃO DE LEITE





EQUIPE: Emanuel de Costa, Jeancarlo Debona

PROFESSORA ORIENTADORA: CARLA V.V. DIEFENBACH




CATEGORIA: TÉCNICO
TEMA: COOPERATIVISMO






SERTÃO 2009
1.INTRODUÇÃO
O projeto tem por finalidade orientar os produtores do município de Serafina Corrêa a respeito do manejo nutricional de forrageiras para utilização em criação de bovinos de leite. A motivação partiu através do diagnostico prévio na comunidade que tem por subsistência principal a criação de bovino de leite. A idéia partiu pela possibilidade de fazer com que os produtores gerem umaumento significativo na quantidade e qualidade do leite, aumentando assim a renda familiar e preservação do meio ambiente, desde que os mesmos sejam feitos de maneira adequada e corretamente. O nosso conhecimento técnico tem proporcionado a iniciativa de poder aplicar os ensinamentos adquiridos no Instituto, melhorando a produção da quantidade do leite que será produzido por proporcionar pastagensque foram produzidas de forma racional seguindo as técnicas adotadas por VOISIN, a qualidade do leite será melhor pelo motivo de fazer com que o rebanho leiteiro faça um pastoreio rotacionado, aproveitando o máximo as pastagens oferecidas de maneira racional, com isso fará com que a sanidade do pasto seja excelente. A atividade está ligada diretamente ao meio ambiente (ecossistema) pelo motivo demelhorar e manter a camada superficial cultivável sem fazer com que ocorra o esgotamento e a degradação dos solos. Esta atividade terá sucesso se o meio ambiente responder com as exigências que a pastagem necessitará para um pleno e ótimo desenvolvimento. A relação com o meio ambiente deve ser bem estável, pois tudo que a planta retirará do solo o homem deve repor para ter uma produção boa de massaverde no campo e um ótimo retorno financeiro.

2. MISSÃO DO NEGÓCIO
Promover ações ofertando assistência técnica de pastoreio rotacionado para a integração e desenvolvimento econômico social de Serafina Corrêa, região de São Caetano, por possuir um local e disponibilizar de clima favorável com o que se tem a necessidade de implantar na região, podendo assim chegar ao que realmente se deseja,que o principal foco é a qualidade e a produtividade. Fazer ela ainda






3. CARACTERIZAÇÃO GEOGRÁFICA DA REGIÃO ONDE ESTA LOCALIZADO O SEU NEGÓCIO

Será implantado na região de São Caetano, município de Serafina Corrêa, localizado no Nordeste do Rio Grande do Sul, distante 113 km do IFRS – Campus Sertão.
A colonização da antiga 'Linha Onze' ou ' Rosário de Guaporé'  iniciou-sepor volta de 1892 com a chegada dos primeiros imigrantes  italianos oriundos do norte da Itália. Os pioneiros traziam em si um grande ideal e o desejo de fazer da  nova terra a sua nova Pátria.
A então 'Linha Onze' foi fundada por seus primeiros moradores: José  Franciosi, Orestes Assoni, Antonio Marin e João Variani, seguidos após  por Achyles Cervieri, Anibal Fornari e Adolfo Pan.
Finalmente,em 07 de agosto de 1930, com a intervenção do Estado, foi  fixada como Distrito, condição em que permaneceu até 25 de Julho de 1960, quando pela Lei nº 3.932, foi elevada a categoria de Município,  desmembrando-se de Guaporé. Na época como Guaporé era a centralização das cidades mais próximas da região, Vespasiano Corrêa foi o primeiro Intendente do município, foi ali então uma pessoa bemreconhecida e bem vista bela sociedade, por isso como Rosário de Guaporé era município-filho foi dado o nome Serafina Corrêa para homenagear a esposa do primeiro Intendente de  Guaporé, Município-Mãe, Sr. Vespasiano Corrêa.
Serafina Corrêa preserva seu nome pela garra e determinação do Sr. Vespasiano Corrêa, que lutou para que o distrito se tornasse município que naquela época era muito difícil a...
tracking img