Projeto aoo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE E DESENVOLVIMETO DE SOFTWARE
4º Semestre
ANÁLISE ORIENTADA A OBJETO (AOO)
Prof. Giampaolo Libralon

Turma 635
André Cassulino Araújo Souza – RA 1000331
Ariovaldo Jacyntho Junior – RA 1000748
Denis Wilson de Souza Oliveira – RA 1000306
Sérgio Machado Belo – RA 1000365

Parte 1
Cenário:
Um sistema de controle de bibliotecas é um sistema computacional usado para controlar oempréstimo e a devolução de exemplares de uma biblioteca. O usuário pode fazer um empréstimo de um exemplar durante um determinado período e, ao final desse tempo, o exemplar deve ser devolvido, ou o empréstimo deve ser renovado. O funcionário é um funcionário que interage com os usuários e com o sistema de controle da biblioteca através de um terminal. As principais características do sistema sãolistadas a seguir:
1. Um usuário do sistema, que pode ser um aluno, um professor ou outro funcionário da universidade, pode reservar publicações e também cancelar reservas previamente agendadas.
2. Um usuário deve estar devidamente cadastrado no sistema para usar os seus serviços. O sistema é operado pelo funcionário da biblioteca, que também é um funcionário da universidade. Para seremcadastrados, os alunos devem fornecer o nome, endereço, telefone, nº de matrícula, o curso que estão cursando e o ano de ingresso. Os professores devem indicar seu nome, endereço, telefone, titulação e o departamento ao qual pertencem.
3. Um usuário pode emprestar exemplares previamente reservados ou não, mas apenas consultar periódicos. Se for feita uma reserva, ela deve ser cancelada no momento doseu empréstimo.
4. No caso da devolução de um exemplar em atraso, existe uma multa que deve ser paga. Essa multa é calculada com base no numero de dias em atraso. Alem disso, se o exemplar estiver atrasado por mais de 30 dias e se o usuário não for um professor, além de pagar a multa, o usuário é suspenso por um período de dois meses.
5. Um exemplar da biblioteca pode ser bloqueado/desbloqueadopor um professor por um período de tempo. Nesse caso, o exemplar fica disponível numa estante, podendo ser consultado por usuários da biblioteca, mas não pode ser emprestado.
6. O período de empréstimo é variável, dependendo do tipo de usuário (aluno, funcionário ou professor).
7. A manutenção dos dados do acervo da biblioteca é feita pela bibliotecária, que também é funcionária dauniversidade. Essa funcionária é responsável pela inclusão de novos exemplares, exclusão de exemplares antigos e pela atualização dos dados dos exemplares cadastrados.
Os exemplares podem ser livros, periódicos, manuais e teses. As publicações são identificadas pelo seu numero do tombo, alem de outras características como o título, a editora e o numero da edição correspondente. A biblioteca somenteempresta suas obras para usuários cadastrados. Um usuário é identificado através de seu numero de registro. Outras informações relevantes são seu nome, instituto/faculdade a que pertence e seu tipo (aluno / funcionário / professor).

Parte 2
A partir da modelagem do sistema para uma biblioteca, entregue na primeira parte do projeto, elabore:
* Diagramas de atividades para dois dos casos de uso queforam detalhados na primeira parte;
* Diagramas de Seqüência e Colaboração para o caso de uso EmprestarExemplar (empréstimo);
* Diagramas de Seqüência e Colaboração para o caso de uso DevolverExemplar (devolução);
* Diagrama de Estados para a reserva e empréstimo de exemplares;
* Atualizar o Diagrama de Classes de acordo com as informações obtidas dos novos diagramas elaborados(inclusão, remoção ou alteração de métodos, atributos ou classes encontrados).
Em caso dos grupos que não desenvolveram alguns dos casos de uso acima mencionados, deverão desenvolvê-los (em detalhes) para essa segunda parte, a fim de corretamente desenvolver o projeto.
Para os grupos que desenvolveram temas diferentes, me procurem para definição de quais CDU serão utilizados para desenvolver os...
tracking img