Projeto agoindustrial de processamento de coco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba
Campus Sousa
Curso: Tecnologia em Alimentos
Disciplina: Projetos Agroindustriais
Professora: Poliana Sousa Epaminondas

Projeto Agroindustrial de processamento de coco

Girlayne Carla de Andrade Medeiros
Jéssica Vale Faustino da Silva
Wellita Azevedo e Silva

Sousa-PB/
2013

1.Introdução

O Brasil, atualmente, possui uma tendência de crescimento do cultivo do coqueiro-anão, distribuídos, praticamente, em todo o território nacional. Apesar do cultivo do coqueiro estar sendo estimulado e introduzido em várias regiões do país, as maiores plantações e produções se concentram na faixa litorânea do Nordeste e parte da região Norte do Brasil (EMBRAPA, 2011).
O cultivo decoqueiro é realizado por mais de 90 países, sendo uma frutífera de grande importância, não só pelos aspectos econômicos e sociais, dada a variabilidade de produtos que podem ser obtidos dessa planta, mas também pelos serviços ambientais prestados em diversos ecossistemas fragilizados (Foale&Harries, 2009).
É importante destacar o avanço desta cultura no Brasil, em 1990 o país ocupava a 10°posição no ranking mundial, com uma produção ao redor dos 477 mil toneladas de coco. Atualmente o país é o 4º maior produtor mundial com produção aproximada de 2,8 milhões de toneladas, numa área colhida de 287 mil ha de coqueiros.O Brasil apesar de ser um grande produtor, vem realizandohistóricamente importações de coco seco desidratado de outros países, fato que tem gerado a queda de preços nomercado nacional em virtude de subsídios que estes países oferecem à cadeia produtiva de coco(Martins & Jesus Junior, 2011). Tal prática vem se transformando permanente pela lucratividade conferida.Apesar do cultivo do coqueiro estar sendo estimulado e introduzido em várias regiões do país, as maiores plantações e produções se concentram no Nordeste, localizadas predominantemente em área debaixada litorânea e tabuleiros costeiros. Favorecida pelas condições de tropicalidade climática, a região detém aproximadamente 70% da produção de coco brasileiro(MARTINS; JESUS JUNIOR, 2011).
O coco possui isoleucina, leucina, lisina, metionina, cistina,fenilalanina, treonina, triptofano, tirosina e valina. Destes, apenasa cistina (formada por duas moléculas de cisteína) está presente em maiorquantidade do que o leite de vaca (MEDINA et al.,1980).
A cisteína pode formar glutation (juntamente com o ácido glutâmico e a glicina), um antioxidante e antitóxico por excelênciae participa como co-fator de várias enzimas, protegendo o corpo de metais pesados. É indicado para casos de tosse e asma, pois, fluidifica as secreções brônquicas, aumenta a resposta leucocitária e age como antioxidante emqualquer patologia na qual exista estresse oxidativo (CARVALHO, 2004).
O leite de coco também é rico em triptofano. Este aminoácido é responsável pela produção de serotonina no cérebro, desde que quantidades suficientes de niacina, piridoxina e zinco estejam presentes. A serotonina é um hormônio que regula o sono e a sensação de bem-estar no organismo humano (PÓVOA et al., 2005).

2. RevisãoBibliográfica

O aumento do consumo de água de coco no mercado interno poderá ser obtido também por meio de uma campanha demarketing, enfatizando as qualidades nutricionais da água de coco como fonte de sais minerais. Constitui-se, ainda num produto natural, ideal para pessoas que praticam esportes ou que precisam suprir a musculatura com fontes de potássio, elemento importante para um bomfuncionamento das atividades de contração e descontração muscular. O envasamento da água de coco associado ao método de preservação da água permite a comercialização de um grande volume de água sem o inconveniente da casca de coco, reduzindo assim os custos de transporte. Considerada por muito tempo como um rejeito para os municípios produtores ou importadores de coco verde destinado ao consumo de...
tracking img