Projecto - Camunga

1048 palavras 5 páginas
1. PROBLEMA
“A cidade se organiza no espaço de acordo com uma estrutura mais ou menos bem definida, resultante da interacção de factores diversos que variam ao longo do tempo. Esta estrutura, confere-lhe uma forma que a caracteriza e que, a maior parte das vezes, reflecte os diferentes períodos e as inter-relações entre os factores do seu crescimento”, (Araújo, 1997).
Segundo Lopes (2005) acredita que o processo de migração, leva a um aumento considerável da ocupação do solo aumentando a procura de espaços livres para a habitação, o que faz com que essa população se fixe de forma desordenadamente.
Segundo dados dos serviços provinciais de migração de Sofala a Cidade da Beira, tem registado um aumento substancial de pessoas vindo de Distrito da província de Sofala, Inhambane, e Zambézia, a procura de melhores condições de trabalho em particular e de vida duma maneira geral. Nota-se que, no que diz respeito a área de Estudo, encontramos duas realidades distintas: uma parte ordenada e outra desordenada. A parte ordenada compreende as unidades palmeiras I e II, e a parte desordenada que parte da rotunda de chipangara a unidade de Inhamudima.

2. OBJECTIVOS
2.1. Objectivo Geral
Elaboração do Plano de Pormenor do Ordenamento Territorial do Bairro de Chipangara ,na Cidade da Beira.
2.2. Objectivo Específicos
Levantamento da Situacao Actual do Bairro de Chipangara;
Identificar os mecanismos de acesso, uso e ocupação do solo urbano no Bairro de Estudo;
Descrever e analisar o tipo de infra-estruturas socioeconómicas da área de estudo;
Analisar o ordenamento de diversas áreas (Unidades) que compõem o Bairro de Chipangara;
Elaborar uma proposta de reordenamento da área desordenada.

3. METODOLOGIA
Com vista a alcançar os objectivos definidos, a execução do trabalho obedecerá os seguintes procedimentos metodológicos:
1ª Etapa consistirá na revisão bibliográfica e preparação do trabalho de campo. Nesta fase será feita leituras minuciosas de modo

Relacionados