Proje o da demanda de gasolina e mercado potencial do etanol2

1612 palavras 7 páginas
Projeção da demanda de gasolina e mercado potencial do etanol
A partir das perspetivas do etanol no Mercado de combustível, é importante avaliar a projeção da demanda de combustíveis para os próximos anos e conhecer o tamanho do mercado potencial do etanol nesse cenário.
Projeção de crescimento da demanda de gasolina para 2025
O consumo mundial de gasolina foi de 1,22 trilhão de litros em 2006, que foram consumidos quase que exclusivamente como combustível de veículos leves. As tendências de mercado serão regidas por duas tensões opostas. De um lado, as expectativas de escassez do petróleo vêm promovendo o desenvolvimento de tecnologias poupadoras de combustível. Por outro lado, a evolução econômica acelerada de países em desenvolvimento com grandes índices populacionais como a China, a Índia e, em certa medida, o Brasil, e outros ditos emergentes vem tentando responder a uma demanda reprimida por veículos leves de uma população crescente.
Previsões de crescimento se tornam mais complexas quando se levam em conta traços socioculturais específicos. Um caso extremo é o dos EUA, onde o carro, muito mais que um meio de transporte, é um símbolo de status, um dispositivo de afirmação pessoal. Neste país, após 6 anos de disponibilidade (a partir de 1999), o modelo híbrido gasolina-eletricidade, que assegura um aumento de eficiência de 30% a 40% no dispêndio de gasolina, não alcançou o nível de 1% do mercado de compactos.
Não obstante estas dificuldades, o National Energy Information Center (NEIC) dos EUA projeta um aumento da demanda mundial de gasolina de 48% de 2005 para 2025, podendo variar cerca de 5% para mais ou para menos, dependendo da adoção de novas tecnologias. Note-se que a expectativa de aumento da demanda de combustíveis para veículos leves, de acordo com o NEIC, é muito maior do que para outros derivados de petróleo. Adotaremos, portanto, como referência para 2025 a demanda de 1,7 trilhão de litros de combustíveis para veículos leves.
Considerando que o

Relacionados