Programador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa
Lato Sensu em Perícia Digital

PERÍCIA DIGITAL EM DISPOSITIVOS MÓVEIS.
Brasília – DF
2012

Autores: Fernando Athaide Nóbrega Filho
Gabriel Alexandre de Freitas Silva
Hermes Geraldo Soares
Jullyano Lino da Silva
Professor: Américo Munhoz

FERNANDO ATHAYDEGABRIEL SILVAHERMES GERALDO SOARESJULLYANO LINOPERÍCIA DIGITAL EM DISPOSITIVOS MÓVEISArtigo apresentado ao curso de pós-graduação Lato Sensu em Perícia Digital da Universidade Católica de Brasília, como requisito parcial para conclusão da disciplina de Sistemas Operacionais.
Professor: Américo Munhoz

Brasília2012
PERÍCIA DIGITAL EM DISPOSITIVOS MÓVEIS

FERNANDO ATHAYDE
GABRIEL SILVAHERMES GERALDO SOARESJULLYANO LINO

Resumo:
Diante da proliferação da utilização dedispositivos digitais de pequena escala, como telefones celulares, PDAs, Smartphones dentre outros, técnicas e ferramentas de análise de tais dispositivos móveis têm constituído um campo em franco crescimento na computação forense. Dispositivos móveis são fundamentalmente uma rica fonte de dados como fotografias, e-mails (leia-se texto e anexos), geolocalização, lista de contatos, SMS, registros deligações, nomes de usuários e senhas, informações de pontos de acesso Wi-Fi e eventos de calendários pessoais ou até corporativos. O propósito deste artigo é abordar conceitos básicos de forense digital em dispositivos móveis, com destaque especial à Smartphones, sem a intenção de esgotá-los ou apresentar procedimentos de como extrair e analisar dados coletados em uma perícia.

Palavras-chave:Dispositivos Móveis, Perícia.

1 INTRODUÇÃO

A Computação Forense é um campo de pesquisa relativamente novo no mundo e tem se desenvolvido rapidamente no século XXI principalmente pela necessidade de as instituições legais atuarem no combate aos crimes de caráter eletrônico ou ainda de instituições vítimas buscarem dados periciais para defenderem-se de possíveis crimes em meio eletrônico (MELLO,2009).
A perícia forense computacional é o processo de utilização das técnicas e metodologias criadas na computação forense, aplicado com o apoio de ferramentas apropriadas para a obtenção de dados e artefatos com o objetivo de qualificá-los como vestígios, evidências ou prova no âmbito judicial (MELLO, 2009).
Como possíveis fontes de vestígios e evidência em um caso ou investigação criminal, osdispositivos móveis representam uma rica fonte de informação, como histórico de chamadas, contatos, mensagens de texto, fotografias, videos e arquivos, tendência diretamente associada e confirmada pelo crescimento de 44,8% em 2011 para 56,2% em 2012 de usuários que usam celular ou Smartphones para navegar na Internet, dentre os quais 40% são dos usuários utilizam a plataforma Android em seusdispositivos (AVELAR E DUARTE, 2012).
Este artigo aborda descritiva e qualitativamente conceitos básicos de perícia, de dispositivos móveis, técnicas e ferramentas de análise e extração de dados e desafios da forense computacional em tais dispositivos.

2 PERÍCIA DIGITAL

A Computação Forense pode ser definida como uma área da Ciência da Computação que se desenvolve gradualmente para atenderà demanda oriunda da área de Criminalística (MELLO, 2012).
Operacionalmente, três grandes fases organizam suas atividades: Forense In Vivo que ocorre no momento em que o perito toma contato com o incidente; Forense de Rede onde se reconstroi a comunicação de redes interceptadas e se recupera arquivos transferidos; e a Forense Post Mortem onde a análise de todos os dados periciais coletados,artefatos identificados ou recuperados busca o cruzamento de informações visando o aprofundamento do conhecimento para a elaboração do laudo pericial (MELLO, 2012).
A Perícia Forense Computacional é o processo de utilização do conhecimento das técnicas e metodologias criadas na computação forense, aplicado com o apoio de ferramentas apropriadas para obtenção de dados e artefatos com o objetivo de...
tracking img