Programacao estruturada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Programação Estruturada I

Profa. Fernanda Pereira Caetano

Estruturas de controle de fluxo
Tomada de decisões
Às vezes necessitamos tomar decisões no andamento do algoritmo. Essas decisões interferem diretamente no andamento do programa. Por exemplo: imagine a seguinte situação: um programa que apresenta a média simples de um aluno e que além de calcular a média, o mesmo deve apresentar seele está aprovado ou reprovado segundo a análise da sua média. Observe que é necessário verificar a média do aluno para então tomar uma decisão no sentido de apresentar sua real situação: aprovado ou reprovado. Por isso trabalharemos com a estrutura de decisão (Estruturas de controle – tomada de decisões). Os comandos de decisão ou desvio fazem parte das técnicas de programação que conduzem aestruturas de programas que não são totalmente seqüenciais. As estruturas de decisão (condicionais) são utilizadas para tomar uma decisão baseada no resultado da avaliação de uma condição de controle e seleciona uma ou mais ações possíveis (comandos) para serem executados pelo computador. Com as instruções de DESVIO pode-se fazer com que o programa proceda de uma ou outra maneira, de acordo com asdecisões lógicas tomadas em função dos dados ou resultados anteriores. As principais estruturas de decisão são:    SE ENTÃO / IF (simples) SE ENTÃO SENÃO / IF... ELSE (composto) CASO SELECIONE / SWITCH... CASE (decisão seletiva)

1. Desvio condicional simples
A tomada de decisão simples utiliza:  No português estruturado: se... então... fim_se  Na linguagem C: if... Sintaxe: A estrutura dedecisão “SE/IF” normalmente vem acompanhada de um comando, ou seja, se determinada condição for satisfeita pelo comando SE/IF então execute determinado comando. O comando IF é equivalente ao comando SE da linguagem algorítmica, e deve ser utilizada da seguinte forma:

Página 1

Programação Estruturada I

Português estruturado
se ( ) então fim_se

Em C
if ( )

Explicação - Se acondição for:    Verdadeira, serão executadas todas as instruções dentro definidas naquele bloco (será executado o ). Falsa, não serão executadas as instruções (não será executado o ). A deve ser uma expressão lógica. O pode ser um comando simples ou um comando composto. Um comando composto é formado por dois ou mais comandos. Depois da verificação, independente se a reposta da condição forverdadeira ou falsa o algoritmo executa as instruções normalmente (neste caso comando2).



Exemplo: Considere o seguinte problema: Ler dois valores numéricos, efetuar a adição e apresentar o seu resultado caso o valor somado seja maior que 10. Veja o diagrama de blocos e a codificação em português estruturado.

Etapa 1 - Algoritmo
   Identificar os dados de entradas: a e b Identificar osprocessamentos: x = a + b Identificar os dados de saída: x se for maior que 10

Página 2

Programação Estruturada I

Etapa 2 – diagrama de blocos
Obs: Para identificar a resposta de uma condição na tomada de decisão, além das letras S (para indicar SIM) e N (para indicar NÃO), também podem ser utilizadas as letras V (para indicar VERDADEIRO) e F (para indicar FALSO). Há algunsprofissionais que em vez das letras preferem fazer a sinalização da resposta por extenso.

Etapa 3 – Português estruturado
programa SOMA_NUMERO_CONDICAO var a, b, x : inteiro início

Etapa 4 – Programa na linguagem c
#include #include #include main() { int a, b, x; system("cls"); //dados de entrada************ printf("\n Digite um numero: "); scanf("%d",&a); printf ("\n Digite outro numero:");scanf("%d",&b); //processamento************** x=a + b;

//dados de entrada************ escreva “digite um numero:” leia a escreva “digite outro numero:” leia b

//processamento************** x  a + b

Página 3

Programação Estruturada I

//dados de saída************** se (x > 10) então escreva “ valor de x = ”, x fim_se fim

//dados de saída************** if (x > 10) printf ("\n valor de...
tracking img