Programa Bolsa Familia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1213 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 7



1 INTRODUÇÃO

Este trabalho mostra a realidade de muita gente no Brasil, como demostra o filme “BMW VERMELHO”, que relata a vida de uma família humilde que recebe um presente em um sorteio e por incrível que pareça não pode ser vendido por dois anos. Para piorarninguém sabe dirigi-lo, servido apenas para mostrar aos amigos e vizinhança e que ao tempo se acaba. O filme proporciona uma reflexão da sociedade capitalista, suas contradições e os desafios postos pela desigualdade social.
Buscando diminuir a desigualdade social o governo criou o Programa Bolsa Família buscando a curto e em longo prazo reduzir a pobreza através da transferência direta derecursos. O Programa tem sido de suma importância para muitas famílias brasileiras, por ser a única fonte de recurso. Mas, criou certo estado de dependência nas famílias beneficiadas e não melhorou a qualidade da educação brasileira, apesar de ter diminuído as faltas.




2 DESENVOLVIMENTO

Podemos observar que a pobreza vem desde revolução industrial, famílias deixando a vida no campo em busca demelhoria nas grandes cidades, ao chegarem à cidade via que realidade era bem caótica e desesperadora. Com o crescimento da população, crescia os problemas socioeconômicos, não avia emprego para todos, vendo assim desemprego, fome, moradia, prostituição, alcoolismo, sem contar que naquela época não avia lei trabalhista e explorava aqueles que tinham emprego.
Não sendo diferente da realidade que vivemoshoje, temos muita pobreza no Brasil, más porem um Brasil rico. Analisando o filme BMW vermelho, a historia de uma família de classe baixa que ganha um premio de grande valor, um premio que seria útil, mas as normas de não poder vendê-lo por dois anos é caótico.
O filme se passa em uma favela em SÃO PAULO, um lugar muito pobre e a desigualdade é claramente notada, observa-se que o Odilon ganhadordo premio não fez muita questão, pois não o ajudaria conforme precisava e nem tinha autonomia para fazer o que bem entendesse com seu premio.
O filme retrata o mundo capitalista em que vivemos nos obriga a viver alienados conforme as necessidades. No Brasil vemos as claras, indivíduos que vivem em situações precárias e outros rodeados de luxo, uns com muitos e outros sem ter o que comer durante odia, famílias que representa hoje problemas de ordem econômica relacionado à alimentação, proteção, segurança, econômico financeiro (renda, moradia, vestuário, saúde).
As desigualdades se originam desde a Revolução industrial onde a classe superior, os burgueses, capitalistas, os ricos, os que eram considerados a camada social que era a massa, dominavam os operários, os pobres, como afirma opróprio filme BWM onde o ganhador do premio não tinha a autonomia de fazer bem o que entendesse de seu premio.
Um exemplo de combate à pobreza no Brasil e o Programa Bolsa Família que foi criado em 2003 durante o governo LULA para integrar e unificar a fome zero: o bolsa escola, o auxilio gás e o cartão alimentação, programa antes do governo FHC.
É um mecanismo condicional detransferência de recursos que consiste na ajuda financeira as famílias pobres e extremamente pobre. O programa
pretende reduzir a pobreza a curto e a longo prazo através da transferência de capital, buscando quebrar o ciclo geracional da pobreza.
As condicionalidades são os compromissos assumidos pela família para receber o benefício. Na educação, todas as crianças e adolescentes entre 6 a 15anos devem estar devidamente matriculados e com frequência mensal de no mínimo de 85%. Na saúde, as famílias assumem um compromisso de acompanhar o cartão de vacinação e o crescimento e desenvolvimento de crianças menores de 7 anos. As mulheres entre 14 a 44 anos também devem fazer o acompanhamento e, se gestantes ou matrizes, devem fazer o Pré Natal.
Fotos do acompanhamento na área da saúde...