Programa 5s

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1449 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 5S

JEVAN OCHSENDORF DE OLIVEIRA

RIO DE JANEIRO
2005
IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 5S

JEVAN OCHSENDORF DE OLIVEIRA

Anteprojeto de pesquisa apresentado à Universidade Estácio de Sá, como requisito de PR2 na disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa, do curso deAdministração de Empresas.

Profª. Enadir Silveira Tripoli

RIO DE JANEIRO
NOV/2005
SUMÁRIO

TEMA 3
PROBLEMA 3
HIPÓTESE 3
JUSTIFICATIVAS 4
OBJETIVOS 5
REFERENCIAL TEÓRICO 6
METODOLOGIA 7
COLETA DE DADOS 8
CRONOGRAMA 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10

TEMA

Implantação do Programa 5S

PROBLEMA

De que maneira implementar o Programa 5S impactará a operacionalidade do ambiente de trabalhonum setor de manutenção?

HIPÓTESE

Se o programa 5S for implementado pela empresa, o sistema operacional será facilitado através da integração e comprometimento das pessoas no que diz respeito aos seus diversos aspectos, como por exemplo: organização dos arquivos, das ferramentas e materiais em estoque; aspectos físicos das instalações; layout; bem como, o bem-estar das pessoas eautodisciplina.

JUSTIFICATIVAS

Este estudo pretende, através de textos sucintos, técnicas e exemplos baseados nas publicações de Marshall Júnior (2004); Damazio (1998) e Lapa (1996), desenvolver dentro da empresa um sentimento de conscientização e comprometimento dos membros participantes, direcionando seu objetivo principal no melhoramento do sistema operacional implementando o Programa 5S.Atualmente tem sido observado em diversos setores de manutenção, tanto em órgãos públicos quanto em empresas particulares, o comprometimento da eficiência devido à falta de organização dos arquivos físicos e magnéticos, das ferramentas, estoques e a boa apresentação das instalações; como também, o bem-estar das pessoas e autodisciplina.
Portanto, percebe-se que a implementação do Programa 5S é de sumaimportância para o melhoramento do sistema operacional na empresa, que, ao longo do processo, provocará mudanças consideráveis no comportamento das pessoas tornando o ambiente bem apresentado, fácil e seguro de se trabalhar.
E, paralelamente, dará ênfase no bem-estar físico e mental de todos os participantes da empresa, que, por conseguinte, irá conseguir maiores ganhos em produtividade com seuscolaboradores motivados.

OBJETIVOS

Geral
Desenvolver a filosofia do Programa 5S dentro da Área de Manutenção, melhorando o sistema operacional.

Específicos
Aplicar os princípios do Programa 5S através do comprometimento e conscientização das pessoas.
Proporcionar ao grupo uma melhor qualidade de vida num ambiente limpo, seguro e agradável de se trabalhar.

REFERENCIAL TEÓRICOMarshall Júnior (2004) descreve o Programa 5S1 como uma filosofia2 voltada para a mobilização dos colaboradores, através da implementação de mudanças no ambiente de trabalho, incluindo eliminação de desperdícios, arrumação do local de trabalho e limpeza.

Padrões operacionais são descrições que especificam os métodos, procedimentos e condições de trabalho de tal forma que ao seremadotados, a qualidade requerida do resultado do trabalho possa ser obtida. Ao mesmo tempo, tais padrões devem garantir a execução das tarefas de forma fácil, correta e segura, sem riscos e num ambiente relaxado. Padrões operacionais não descrevem apenas seqüências de tarefas ou ações, mas devem especificar também os recursos necessários para a sua execução. Isto se torna relevante, pois, a partir doconhecimento disto, o executante pode controlar a eficiência do seu trabalho em termos de facilidade de execução, qualidade do resultado e segurança nas ações. Entretanto, é difícil consolidar a adoção de padrões operacionais em ambientes em situação de desordem relativa a equipamentos, peças, materiais, ferramentas, etc. Da mesma forma, a existência de objetos estranhos, poeira, lama, lixo,...
tracking img