Progracomunicação empresarial: defasagens e limitesma de incentivos

1497 palavras 6 páginas
Comunicação empresarial: defasagens e limites
Para se superar os limites da comunicação empresarial tradicional e dos enfoques instrumentais da comunicação organizacional, é necessário que se entenda a comunicação como um processo estratégico para a ação em uma realidade plural, dinâmica e complexa.
Novas práticas administrativas e gerenciais têm surgido nas últimas décadas, como resultado da busca incessante pela produtividade, qualidade e satisfação do cliente e preocupação com o meio ambiente. A busca pela excelência empresarial e a preocupação com o consumidor e com o futuro do planeta têm produzido mudanças econômicas com transformações significativas para os mercados e para os relacionamentos entre seres humanos dentro e fora da empresa.
Têm ocorrido mudanças que inauguraram uma nova lógica — a lógica da rede (Castells, 1997), da realidade virtual, do ciberespaço (Lévy, 1996 e 2000) e da procura individualizada pelo cliente em substituição ao marketing de massa. A realidade virtual é capaz de aproximar pessoas de todas as partes do mundo pela informação e isolar os indivíduos do convívio profissional, modificar as relações de trabalho e as formas de consumo e transformar a concepção dos conceitos de trabalho e de empresa.
Nas abordagens que dominam a comunicação empresarial, o objetivo primordial da empresa é buscar a melhor mensagem e o melhor meio para estabelecer contatos com os públicos-alvo, visando mudar modos de pensar, influenciar decisões, modificar os subordinados para o alcance dos objetivos organizacionais, anunciar eventos, vender alguma coisa e eliminar conflitos. Entretanto, essa visão não se sustenta de maneira eficiente nos dias atuais pelo seu reducionismo e simplismo (Casali, 2004; Fossá, 1997; Putnam et al., 2004; Tompkins e Wanca- Thibault, 2001).
A comunicação e a informação são instrumentos de gestão que criam e desenvolvem uma cultura organizacional, na qual todos se sintam envolvidos (Genelot, 2001).
Lévy (2000) defende que

Relacionados