Impressionismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
..

Renoir tem suas obras influenciadas pelos amigos, principalmente Monet, sendo as cenas da sociedade parisiense (pessoas em lazer, nos cafés e dançando), as paisagens, os retratos, as mulheres, as crianças e nus, os temas preferidos do artista.

Durante este trabalho mostrarei que Pierre Auguste Renoir contribuiu muito para a sociedade, deixando várias obras, que fazem parte do acervocultural da humanidade.

2 A Vida e Obra de Pierre Auguste Renoir

Nasce em Limoges, uma cidade da França , no dia 25 de fevereiro de 1841, Pierre Auguste Renoir. Filho de um humilde alfaiate Leonard Renoir e da costureira Marguerita, por isso, não teve a oportunidade de iniciar a sua formação artística cedo.

Em busca de uma vida melhor, no ano de 1845, Leonard decide mudar-se com a famíliapara Paris. Lá Renoir passa os primeiros anos de uma infância feliz. Mesmo assim, Renoir tem que começar a trabalhar cedo, por volta de 13 anos de idade, em uma fábrica de porcelanas, onde pintava flores. ’Em 1855, Renoir com o intuito de adquirir um ofício, foi aprender decoração de porcelanas e trabalhar no próprio ateliê onde estudava. Três anos depois, começa a pintar estampas em tecido’.Pedagogia e Educação (2011, p.3)

O trabalho com a pintura de leques e tecidos foi muito lucrativo e valorizado, levando-o a buscar novos rumos para a sua carreira. Renoir passa a trilhar o caminho em busca da realização do seu sonho e talento, a artes plásticas.

Conforme ALMEIDA (1978, p. 9)

[...], em 1862, aos 21 anos muda-se para Paris. Admitido nas aulas do atelier de Charles Gleyre – um dosmais conhecidos professores da cidade -, logo nas primeiras aulas Renoir demonstra não se ajustar realmente ao estilo acadêmico do mestre. Mesmo as obras de inspiração clássica, que produz nesse período, já demonstram certa inquietude estilística.

Contudo, inicialmente, Renoir segue o estilo da École des Beaux-Arts de Paris (Escola de Belas Artes de Paris). Podemos notar isso, por suas váriasvisitas ao Museu do Louvre e as cópias a quadros de vários grandes mestres da pintura. As aulas no atelier serviram para o artista aperfeiçoar sua técnica, além de conquistar a amizade de Monet, Bazille e Alfred Sisley. Das conversas com os amigos surgiram novas ideias, as quais mais tarde originaram um novo estilo artístico, o impressionismo.

Segundo a Enciclopédia Barsa (Vol.12. p. 299)Influenciados pela proposta de Monet, os quatro alunos de Gleyre passaram a primavera de 1864 na floresta de Fontainebleau, onde se dedicaram a pintar diretamente da natureza, ao contrário da regra que confinava o artista no estúdio, buscando apreender a cor local e tratar de forma espontânea os efeitos de luz. Essas ideias se assemelhavam às de outros três iniciadores da escola, Édouard Manet, PaulCézanne e Camille Pissarro.

Monet exerceu grande influencia sobre as ideias de Renoir, levando-o a observar os trabalhos de outros artistas.

De acordo com ALMEIDA (1978, p. 10)

Volta-se para os trabalhos realistas de Courbert, então considerado corruptor das artes e dos jovens. Admira Pissarro, que conhece na Academia Suíça, e, afinal, decide-se: também pintará a natureza, garantido asobrevivência com pequenos trabalhos esporádicos. Nessa época sua admiração como pelos trabalhos inovadores, como Camile Corot (1796 – 1875) e Monet, leva-o a destruir sua obra Esmeralda, embora, a tela já tivesse sido aceita pelo Salão de Paris de 1865. Nesse mesmo ano, porém, duas outras telas suas, Retrato de William Sisley – pai de seu amigo Alfred – e Noite de Verão, são aceito pelo SalãoOficial. [...]

Mas, nos anos seguintes, o pintor passa a ser sistematicamente recusado pelos salões oficiais.

Passa a buscar a aceitação dos críticos, querendo expor nos salões oficiais. Mas, depois de muito esforço a obra Banhistas é aceita pelo Salão Oficial de Arte, em 1870. No entanto, no mesmo ano inicia a Guerra franco-prussiana. Renoir é convocado para servir como soldado no regimento de...
tracking img