Progeto integradori

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2135 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Com base nos estudos o trabalho aborda a responsabilidade social que as empresas têm com a sociedade.

(...) responsabilidade social é o grau de obrigações que uma organização assume através de ações que protejam e melhorem o bem-estar da sociedade à medida que procura atingir seus próprios interesses. Refere-se ao grau de eficiência e eficácia que uma organizaçãoapresenta no alcance de suas responsabilidades sociais. (Chiavenato 1999, p. 121-122)

A responsabilidade social é de grande importância a qualquer organização seja ela de pequeno, médio ou grande porte, garante qualidade e torna apta a concorrência que hoje é fundamental na conquista de espaço no mercado. A cobrança da sociedade faz com que o investimento social valorize os serviços e produtosproduzidos.

2. 1 Conjuntura Econômica & Mercado

O papel das empresas na sociedade é produzir bens e serviços atendendo as necessidades dos consumidores, além de exercer serviços sociais, assumindo um compromisso com as comunidades, dessa forma maximiza os lucros e tempo de sobrevivência da organização.
A economia pode ser definida como a ciência social que estuda como o indivíduo e asociedade decidem utilizar recursos produtivos escassos, na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, com a finalidade de satisfazer as necessidades humanas. (Vasconcellos 2002 p. 22)

Assim, a economia pode ser considerada uma ciência que tem como objetivo de estudo a escassez, cujo propósito ou maior preocupação é alocar de forma eficiente osrecursos escassos. A escassez nasce em virtude das necessidades humanas ilimitadas e da restrição física de recursos. Dessa forma, o crescimento populacional busca renovar as necessidades básicas: o contínuo desejo da elevação do padrão de vida (que podemos classificar como uma necessidade “social” de melhoria de status) e a evolução tecnológica fazem com que surjam sempre “novas” necessidades(Vasconcellos, 2002).
Nenhum país, mesmo os países ricos, são autos-suficientes, em termos de disponibilidade de recursos de produtos para satisfazer a todas as necessidades da população. Dessa forma, se não houvesse escassez de recursos, e se todos os bens fossem abundantes (bens livres), não haveria preocupação ou necessidade de estudar questões como inflação, crescimento econômico, déficit nobalanço de pagamentos, desemprego, concentração de renda. Esses tipos de problemas provavelmente não aconteceriam nem tão pouco existiria e obviamente nem a necessidade estudar economia. “Etimologicamente, a palavra economia vem do grego OIKOS (casa) e NOMOS (normas ou Leis). Seria a ”administração da casa”, que pode ser generalizada como “administração da coisa pública” (Vasconcellos, 2002).

2. 2Estatística

Segundo Sérgio Carvalho (2007, p. 01) “estatística trata-se de um ramo da matemática aplicada, uma metodologia, uma técnica científica, adotada para se trabalhar com dados, ou seja, com elementos de pesquisa”. A estatística é um Instrumento importante nas tomadas de decisões das empresas uma vez que elas precisam conhecer o perfil dos seus clientes para saber o que produzir e paraquem produzir em busca de lucro. Os dados são coletados através de pesquisas de mercado, analisados e organizados de maneira que transmita informações úteis à gestão.
Segundo Marcelo Tavares (2007, p. 74) “amostra é um subconjunto da população, necessariamente finito, pois todos os seus elementos serão examinados para efeito da realização do estudo estatístico desejado. A amostra é uma ferramentaextremamente útil para a estatística uma vez que seria inviável colher dados de toda população, através desse método é possível conhecer determinado grupo utilizando-se apenas uma parte dele.

2. 3 Ética

Alonso, López e Catrucci (2010, p.182) colaboram afirmando que a ética é, em primeiro lugar, pessoal. A fonte dela é só a pessoa e sua inteligência prática, isso exige que, para a empresa...
tracking img