Profunsonario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
nidade 2 - Reflexão sobre o Funcionalismo e o Materialismo Dialético.

DUAS TENDÊNCIAS TEÓRICAS NO ESTUDO DA SOCIEDADE:
ELEMENTOS E CARACTERÍSTICAS DO FUNCIONALISMO E DO
MATERIALISMO DIALÉTICOCom as revoltas e transformações que ocorreram na sociedade no século XIX surge a Sociologia para explicar fatos sociais.
Teoria do Funcionalismo do pensador Émile Durkheim, para as crises eramcausadas por aspectos morais e não econômicos. Comparava a sociedade a um organismo composto de várias partes integrantes que funcionando em harmonia. |Se desse problema em uma parte acarretaria problemasas demais.
Durkheim apresentava três fatos sociais:
- Coerção Social: como o indivíduo era frágil, então seguiria as regras impostas pelos fatos sociais;
- Fatos sociais são exteriores aoindivíduo: quando a pessoa nasce já existem regras, fatos na sociedade, que aprendem a seguir, respeitar, sem criticá-lo, sem questionar;
- Generalidade: um fato social seria normal quando ocorresse para amaioria da sociedade, algo comum a todas as pessoas.
Enfim para Durkheim a sociedade deveria ser estável, pronta, organizada e que não permitisse grandes mudanças. Deveríamos seguir o que vem sendoimposto, sem tentar questionar ou sugerir uma mudança.
Teoria do Materialismo Dialético dos pensadores Karl Marx e Friedrich Engels, para eles nada está pronto, acabado, as coisas, o mundo, as pessoasestão sempre mudando, se transformando e essas transformações ocorrem por meio de contradições e de conflitos. Se preocupavam com as desigualdades sociais, a má distribuição de rendas.
Princípios domaterialismo dialético:
Princípio da Totalidade: tudo se relaciona dentro de um conjunto, os componentes estão ligados entre si influenciando-se uns aos outros.
Princípio da Mudança Qualitativa: comoas mudanças não ocorrem num mesmo ritmo, pequenas mudanças quantitativas levam a uma mudança qualitativa que gera grandes transformações.
Princípio da Contradição Universal: mudanças ocorrem...
tracking img